Está oficialmente celebrado o acordo entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Câmara Municipal da Covilhã, que levará a "cidade neve" a receber a selecção nacional para um estágio de preparação para o Mundial de 2010 na África do Sul. O protocolo foi assinado pelo presidente da câmara, Carlos Pinto, e por Gilberto Madaíl, presidente da FPF. A cerimónia contou ainda com a presença do seleccionador nacional, Carlos Queiroz.
Para o presidente da Câmara da Covilhã, esta cerimónia acabou por “ser o mais fácil, depois de um longo trabalho do município para receber a selecção”. O autarca considera que este acordo é “o reconhecimento da Covilhã enquanto cidade dotada de excelentes infra-estruturas desportivas e turísticas”, acrescentando que esta decisão da FPF “representa mais que a escolha de um lugar”. “Os dirigentes da federação estão muitos atentos à realidade territorial, social e geográfica do nosso País. É um sinal que existem aqui condições excelentes, para acolher este trabalho profissional que não pode ter falhas”, afirmou o presidente.
Também Gilberto Madaíl reconheceu as palavras do autarca covilhanense. “Tem sido política da federação, ao longo dos últimos dez anos, levar a nossa selecção a todo o País”, acrescentado que “é mais que justo a Covilhã organizar este estágio”. O presidente da FPF confessou que “temos muitas esperanças para o mundial de futebol. O objectivo é dignificar Portugal e se possível fazer melhor que da última vez”, quando Portugal alcançou o quarto lugar no Mundial da Alemanha.
Já o seleccionador Carlos Queiroz mostrou-se satisfeito com o acordo, revelando que a Covilhã “tem as difíceis e particulares condições técnicas que procurávamos”. O treinador da equipa das quinas agradeceu o esforço que as várias entidades têm feito quanto à criação do conforto que os atletas sentem nos seus clubes. “Os nossos jogadores frequentam academias com um conforto muito elevado, onde trabalham nos centros de treino mais aperfeiçoados da Europa, com milhões de euros de investimento. Montar isto aqui na Covilhã, sem sentirem a diferença é um trabalho árduo, profissional e de grande entrega e dedicação”, reconheceu o seleccionador nacional.
Os 23 seleccionáveis, tema que Carlos Queiroz preferiu não abordar, sendo que a convocatória será lançada na Covilhã dia 10 de Maio pelas 20 horas, estarão pela cidade da Covilhã desde o dia 13 de Maio até ao dia 6 de Junho. Pelo meio acontecerão dois jogos de preparação, dia 24 de Maio com Cabo Verde, e dia 6 de Junho com a selecção dos Camarões. Está previsto também que um treino de Portugal se realize na cidade da Guarda.