Foi com o objectivo de "criar actividades extracurriculares paralelas ao ensino", que decorreu no dia 19 de Abril a segunda sessão do workshop "Fotografia como processo de geração projectual : meio e fim". Organizado por professores do curso de Arquitectura da UBI, o evento contou com a presença e coordenação de Juan Carlos Quindós de La Fuente, arquitecto e fotógrafo de Valladolid, Espanha.
No âmbito do curso de Arquitectura, foram abordados temas relacionados com as disciplinas aí ministradas, "incentivando os alunos à posterior utilização de ferramentas, como a fotografia, em cadeiras de projecto". Frederico Cerro, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura, explica a razão da escolha da Fotografia como tema do primeiro workshop: " Tínhamos acesso à matéria-prima de um artista, fotógrafo, que se disponibilizou a mostrar a sua própria metodologia aos alunos".
Vários trabalhos fotográficos de campo foram apresentados pelos alunos, no segundo dia do evento. Segundo o coordenador, Juan Carlos Quindós de La Fuente, a sessão "consiste basicamente numa mostra do trabalho colectivo, resultado de uma interpretação do enunciado com textos de Italo Calvino, que foi fornecido anteriormente". O coordenador do evento pretende mostrar com este workshop "a forte relação entre fotografia e arquitectura": "A fotografia é útil como ferramenta de arquivo e documentação de trabalho, apoia a localicação do projecto arquitectónico, e sobretudo na interpretação e descrição dos vários projectos arquitectónicos".
Para Jorge Jular, professor de Teoria de Arquitectura, o workshop não se destina exclusivamente aos alunos do curso, mas também aos restantes estudantes da UBI. "A fotografia pode ser utilizada como ferramenta em todas áreas, em qualquer actividade de criação artística, a prova disso são os alunos incristos do curso de Cinema que participaram", explicou.
"Apesar do workshop ser mais direccionado para a Arquitectura, a fotografia como geração projectual é útil para o Cinema, na escolha do tipo de enquadramentos, na colocação da câmara e respectivos planos", salienta João Palhares, aluno do segundo ano do curso Cinema.
Tatiana Pavliuc, aluna do terceiro ano de Arquitectura, utiliza a fotografia como ferramenta de arquivo desde o início do curso e refere que "workshops como este são importantes para conhecer pessoas do meio e trocar ideias sobre futuros projectos de Arquitectura".
No próximo dia 26 de Abril, a última sessão deste workshop vai consistir numa exposição do conjunto de trabalhos realizados e numa apresentação final de fotografias de todos os participantes.