No passado dia 14 de Abril decorreu na Faculdade de Ciências de Saúde, uma sessão de esclarecimento sobre a plataforma BeOn da DGES, o novo sistema de candidatura a Bolsas de estudo que entra em funcionamento no ano lectivo 2010/2011.
Os serviços da acção social realizaram várias palestras de esclarecimento sobre o novo processo de candidatura a bolsa, nas várias faculdades da Universidade. A sessão na FCS iniciou-se com uma introdução sobre a plataforma BeOn, seguindo-se uma explicação sobre os diferentes passos da candidatura on-line. Esta plataforma está acessível através da Internet, facilitando o seu acesso em qualquer momento e em qualquer local, seja com equipamentos pessoais ou da própria Universidade.
A implementação da plataforma BeOn na UBI surgiu "com a entrada da nova equipa reitoral e do novo administrador em 2009. Foram estabelecidas metas e objectivos para uma mudança não só de estratégia, mas também organizacional", explicou Elisabete Ramos.
Segundo aquela técnica, responsável pelo sector de bolsas e alojamento dos SASUBI, "a plataforma vai permitir que o processo de candidatura seja desburocratizado evitando uma série de declarações ". Através deste novo sistema, o aluno poderá a qualquer instante a partir de casa, consultar a candidatura e apresentar documentação. Elisabete Ramos acrescenta também que a implementação da plataforma BeOn vai facilitar a ligação entre os Serviços de Acção Social e o aluno.
Para Nicole Canto, aluna do segundo ano de mestrado de Química Industrial, as maiores vantagens da nova plataforma serão "a resposta imediata do processo de candidatura e uma maior rapidez na colocação dos resultados".
Relativamente aos obstáculos na utilização da plataforma, Elisabete Ramos menciona que "o aluno poderá ter dificuldades na interpretação dos campos que necessita preencher, ou com a documentação que o aluno ainda tem de entregar". Como é a primeira vez que os SASUBI estão a adoptar este sistema, a digitalização dos documentos de cada aluno ficará a cargo dos Serviços de Acção Social.
Estiveram presentes cerca de 170 alunos nas sessões de esclarecimento, que decorreram entre os dias 12 e 16 de Abril, em todas as Faculdades da Universidade.