Promover a inclusão social de grupos socialmente desfavorecidos no Município de Armamar é o grande objectivo do projecto 3Is. Em parceria com instituições do Município, o programa une esforços no sentido de ajudar a população mais desfavorecida, rentabilizando recursos e lutando contra as dificuldades.
A Fundação Gaspar e Manuel Cardoso é a entidade coordenadora local desta parceria. Com início a 5 de Maio de 2009, o projecto tem a duração de 36 meses. Até ao momento os membros que abraçaram esta iniciativa já conseguiram ajudar cerca de 800 pessoas do concelho.
A criação do projecto partiu da Segurança Social, que posteriormente convidou a Câmara Municipal de Armamar. Deste modo, o projecto foi aprovado e criado um plano de acção que consiste em quatro eixos distintos: Emprego Formação e Qualificação, Intervenção Familiar e Parental, Capacitação da comunidade e das instituições, e Informação e Acessibilidade.
O plano de acção é desenvolvido dentro e fora das instalações deste projecto. Com a ajuda de um balcão móvel, uma enfermeira e uma assistente social fazem um rastreio Prevenção/Saúde, e alertam os mais idosos para a obtenção de subsídios e complementos. Para Diogo Marta, responsável pelo eixo Emprego, Formação e Qualificação “a adesão ao projecto sente-se muito mais no balcão móvel do que propriamente nas instalações. Trabalhar neste projecto de cariz social é óptimo por poder aliar os números às pessoas”, esclarece.
No projecto, trabalham a tempo inteiro cinco técnicos: uma psicóloga, um economista, um técnico informático e uma administrativa. No entanto existe um banco voluntário que recebe todos aqueles que quiserem prestar serviços voluntariamente nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), como: Santa Casa da Misericórdia de Vila Seca, Fundação Gaspar e Manuel Cardoso, Associação de Solidariedade Social e Recreativa de São Cosmado e Centro Social e Paroquial de Fontelo. Nas instituições desenvolvem-se ateliers seniores, formações, e aulas de ginástica, entre outras actividades. Entre os dias 19 e 28 de Abril, o projecto 3Is vai proporcionar à população com mais de 65 anos dez dias de férias gratuitas na Apúlia, concelho de Esposende.