O Unidos do Tortosendo jogou, no passado fim-de-semana, com as duas formações de Sub-19 Feminino e Sub-16 Masculinos. No regresso das férias da Páscoa, a equipa feminina do Tortosendo recebeu a formação do CD Amiense, no Torneio Vale do Tejo Sub-19 Feminino.
Um encontro que se mostrou equilibrado até ao intervalo. Mas a paragem parece ter feito mal às atletas da casa que começaram a deixar fugir a equipa do Amiense. A formação visitante teve, nos dois períodos finais, uma estratégia de jogo ofensiva que não foi combatida pela formação do Tortosendo. O resultado final de 46-62 espelha isso mesmo.
No que diz respeito à equipa de Sub-16 Masculino, que joga para a Taça Nacional, a história foi bem diferente. Uma das melhores formações dos últimos tempos, no clube tortosendense, voltou a conquistar mais uma importante vitória, desta vez, frente ao Basket Vila Real.
A partida começou com um arranque algo “envergonhado” por parte das duas equipas. Numa estratégia de reconhecimento do adversário, nem o Unidos, nem o Vila Real assumiram grandes períodos de ataque. O marcador chegou ao intervalo com um equilíbrio entre os adversários, que estava também patente nos reduzidos pontos marcados pelas duas formações. O regresso a campo veio também ditar uma mudança de jogo. A equipa do Unidos imprimiu um ritmo mais ofensivo, na partida, e acabou por quebrar as defesas da formação visitante. Ao longo do terceiro período arrecadou pontos suficientes para quase sentenciar o encontro. No último tempo, mais do mesmo, acabando o Unidos por conseguir uma importante vitória por 79-68, frente ao Vila Real. No próximo fim-de-semana a equipa do Tortosendo tem dois jogos, com a recepção, no sábado, ao ACR Trancoso e a visita, no domingo, à ED Bragança.
Já os Amigos do Basquetebol da Covilhã acabaram por perder as duas partidas que tiveram fora de casa. Na deslocação à cidade de Viseu, a formação do ABC não conseguiu fazer frente ao Gumirães, perdendo por 78-58. O Pavilhão do Fontelo acolheu esta partida a contar para a XIV Taça Nacional.
Entrou mal na partida a formação da Covilhã, fruto de algum nervosismo, cometendo erros consecutivos tanto na defesa como no ataque. Erros que custaram bem caro e que fizeram com que a equipa da casa se distanciasse bem cedo no marcador. Após o intervalo, a equipa do ABC entrou em campo com vontade de dar volta ao marcador, equilibrando melhor a partida. Ainda assim, a diferença no marcador era significativa o que acabou por dar a vitória à formação da casa.
No domingo, 18 de Abril, o pavilhão da Escola Secundária Campos Melo, acolheu a partida entre os Amigos B. Covilhã e a formação Telecom Coimbra. Uma partida, a contar para a XIV Taça Nacional na categoria de Sub 18 Masculinos da modalidade.
Entrou bem na partida o ABC que graças a uma grande mobilidade e rapidez, aliada à boa postura defensiva conseguiu manter o jogo equilibrado. A formação de Coimbra, que lidera a prova, parecia ter na Covilhã, um dos mais difíceis jogos da temporada. Contudo, depois do intervalo, a equipa visitante aproveitou o cansaço dos atletas da Covilhã e começou a distanciar-se no marcador. Mudou o rumo do jogo e mudou também o marcador. Os últimos dois períodos de jogo foram “arrasadores” para os atletas do Covilhã. O ABC acabou com 44 pontos, enquanto que o Telecom Coimbra conseguiu 78.
Na próxima jornada, sábado dia 24 de Abril, pelas 15 horas, o ABC desloca-se à Figueira da Foz para defrontar o Ginásio Figueirense, recebendo no domingo, dia 25, pelas 16 horas, o SC Braga no Pavilhão da Escola Secundária Campos Melo na Covilhã.