No dia 7 de Abril, pelas 14h30 teve lugar a Jornada Diocesana “Acabar com a Pobreza, já!”, que se realizou no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e a Exclusão Social na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior.
As Boas Práticas de Empreendedorismo e Inclusão Activa deram o mote para à terceira exposição desta Jornada, onde se pretendeu partilhar as boas práticas nesta área, potenciando um efeito multiplicador das mesmas, e abrangendo, de um modo especial, pessoas em situação de desemprego ou de exclusão social.
A sessão iniciou-se com uma breve introdução da moderadora e membro da Comissão Diocesana Coordenadora, Ana Macedo, que referiu o álcool como “ uma questão de pobreza, mas também de exclusão social “.
José Manuel Amarelo, Fundador do Grupo da Amizade Verde e Amarelo foi o segundo interveniente, expondo o seu problema relativamente ao alcoolismo e os passos que o levaram a uma inclusão activa. Este grupo tinha como propósito apoiar e incentivar as pessoas com problemas de álcool, para uma vida melhor. Empresário de uma colectividade na Covilhã, José Amarelo considera que “como passei pela doença, se calhar sou mais sensível que as outras pessoas que nunca passaram por isto”. Salientando que as doenças relacionadas com o álcool são “um problema de todos”, Amarelo defendeu que “temos de nos preocupar não só com os jovens, mas sim com todas as idades”.
Seguiu-se a exposição de José João Rodrigues, que face a uma situação de desemprego se dedicou ao desenvolvimento da região da Cova da Beira, tornando-se dinamizador de vários grupos e associações nesta região. Contudo, José João Rodrigues considera que “’Acabar com a pobreza JÁ’ pode ser uma utopia” e explica que o seu objectivo é “apresentar uma boa prática, onde haja oportunidades sociais”. Ainda na sua exposição, apresentou o seu projecto “Agri-cabaz”, que tem como objectivo “ apoiar micro-produções rurais de cultura familiar e biológica”, recolhendo semanalmente e vendendo porta-a-porta produtos biológicos.