O terceiro dia da Semana Académica 2010, na Covilhã, ficou reservado para as cinco tunas da Universidade da Beira Interior, que actuaram no pavilhão da Anil, no passado dia 7 de Abril.
As tunas actuaram por ordem crescente de idade: C´a Tuna Aos Saltos – Tuna Médica Feminina da UBI, Tuna-Mus – Tuna Médica da UBI, Desertuna – Tuna Académica da UBI, As Moçoilas – Tuna Feminina da Associação Académica da UBI, e Orquestra Académica Já b´UBI & Tokuskopus – Tuna Masculina da UBI.
“Actuar para o público da Covilhã é como ir a casa de fim-de-semana, é estar em casa com a família, é o melhor público do mundo e estão lá porque nos querem ouvir. É completamente genuíno e é um sentimento transcendente” confessa Júlio Esteves, Magister da Já b´UBI & Tokuskopus. Esta tuna foi a primeira a surgir na UBI, no ano de 1989, contando já com 21 anos de existência.
No mesmo ano é fundada uma tuna feminina das mais antigas do país: As Moçoilas. “A percepção que eu tenho é que correu bem. Nós temos sempre medo da noite de tunas, mas o pessoal aparece sempre” afirma Joana Cruz, Magister das Moçoilas.
A terceira Tuna a actuar foi a Desertuna: “A actuação correu muito bem, o público está sempre connosco e é para ele que actuamos. Na Covilhã já conhecem bem a Desertuna e acarinham-nos bastante, por isso sentimo-nos muito apoiados pelo público da Semana Académica” revela Nuno Bajouco, Magister da Desertuna. Tuna que surgiu no decorrer do ano 2002, quando um grupo de sete amigos decidiu juntar-se para acabar com a monotonia das noites da Covilhã.
“Queríamos dar alegria e divertir o público, esse era o nosso principal objectivo, como conseguimos está óptimo. Ficamos contentes por ver tantas pessoas a gostar da nossa música, porque é para isso que trabalhamos todos os dias. Sendo esta a Semana Académica, concordo que haja um dia dedicado à academia e às tunas que a representam” refere Diogo Inácio, Magister da Tuna-Mus. A dar música desde 2007 esta tuna foi a primeira tuna de um só curso na UBI.
A tuna mais recente da UBI nasceu no ano passado e actuaram pela segunda vez no pavilhão da Anil. A primeira foi na Recepção ao Caloiro, em 2009. Segundo Sílvia Alves, Magister da C´a Tuna Aos Saltos: “O público podia estar mais animado, mas acho que correu bem. O que importa é que na Covilhã apoiamo-nos uns aos outros e o pavilhão estava cheio.”
DJ Funkyou2 e DJ River Deck foram os Dj´s que continuaram a dar musica ao longo da noite.