Mais uma vez a Universidade da Beira Interior alia-se a grandes êxitos, participando juntamente com o Labcom na organização do evento GEAR – Sound & Interactive Media. O último painel de convidados, no dia 8 de Abril, contou com a presença das principais empresas que em Portugal trabalham na área do multimédia interactivo. O evento pretendia promover a investigação prática em arte e design, de acordo com as relações interdisciplinares que a própria noção de universidade encerra.
A conferência contou com nomes como Yvan Franco, director de investigação e desenvolvimento da empresa Ydreams; Diogo Terroso, um dos criadores da NearInteraction; Miguel de Oliveira, presidente da EDIGMA; e Amadeu Peixe representante da Creativebitbox.
A YDreams durante os últimos anos “tem vindo a desenvolver ambientes interactivos, produtos inovadores e propriedade intelectual, combinando tecnologia e design”. Com mais de 500 projectos implementados no mundo inteiro “a empresa está neste momento a desenvolver processos de spin-off de tecnologias únicas, trabalhando em áreas relacionadas com o processamento de imagem, realidade aumentada, interfaces activadas por gestos, e computação invisível”, explicou Ivan Franco.
A NearInteraction desenvolve soluções interactivas “com um forte carácter experiencial, recorrendo às mais recentes e emergentes tecnologias de computação, para a criação de estratégias de comunicação interactiva”. A sua parceria teve início com a Associação ModaLisboa no evento ModaLisboa Estoril Heartcore em Março de 2009, tendo apresentado uma instalação interactiva que “permitia aos visitantes do evento visualizar as fotos dos desfiles imediatamente após estes terminarem”.
Segundo Miguel de Oliveira a Edigma lançou uma nova tecnologia multi-toque baseada na aplicação de uma película de polímero transparente mais fina do que o papel, sendo capaz de detectar até 16 dedos em simultâneo, em ecrãs de grandes dimensões.
A Creativebitbox é uma empresa suportada na tecnologia Exhibit desenvolvida pela empresa, capaz de transformar qualquer superfície numa superfície interactiva, dispensando sensores de superfície. O software de criação e gestão de pontos de informação interactiva é o Tipbox, ideal para espaços comerciais, museus, centros de congressos, etc. Amadeu Peixe como exemplo desta tecnologia inovadora, mostrou como se podem criar conteúdos de elevada interacção através do reconhecimento facial ou de um determinado padrão.
[Voltar]