Israel é o lar de uma população muito diversificada, com os mais variados antecedentes étnicos, religiosos, culturais e sociais. Do povo israelita faz parte uma sociedade jovem com raízes antigas.
De 1 a 8 de Abril decorreu na Casa dos Magistrados, Departamento da Educação, Cultura e Desporto, uma exposição fotográfica intitulada por “Histórias de Israel – Uma viagem fotográfica ao interior da alma da nação”.
Esta mostra de painéis com fotografias de fotojornalismo, cedida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, documenta diversas áreas relativas aos media, ao desporto e às artes naquele país. De acordo com a responsável pela montagem da exposição, “o seu objectivo é retratar e reproduzir pedaços da história e da vida de Israel”. A mostra que “circulará por todo o País”, pretende apresentar através da escolha de ângulos extremos ou “até bizarros” e linhas laterais a única forma que o fotógrafo tem para construir uma história. Neste caso e tal como sublinha aquela responsável “a história de um povo muito particular”.
Tentar compreender a sociedade israelita é verificar que “os seus elementos são surpreendentemente diferentes”. A exposição aberta ao público em geral, “dá-nos a possibilidade de explorar alguns desses elementos, capturados pelos melhores fotógrafos do fotojornalismo e documentário de Israel”.
A exposição conseguiu “grande adesão por parte da população covilhanense”, que se mostrou interessada. É com satisfação que a responsável refere que “esta tem sido uma das exposições mais visitadas”. A visita à exposição por José Barbudo, habitante da Covilhã, foi movida pela curiosidade e vontade de “saber mais” acerca de outra cultura. “Gosto de conhecer a novidade deste tipo de exposições”, explicou.
“Histórias de Israel” é parte de um “Testemunho Local” de recentes exposições de fotojornalismo. Lançada em 2003, esta mostra evoluiu, transformando-se num dos eventos culturais mais relevantes de Israel. Todos os anos há uma equipa editorial e um júri que examinam cerca de dez mil imagens apresentadas em concurso e executadas pelos melhores fotógrafos de jornais e revistas. As 300 imagens vencedoras são compiladas numa retrospectiva fotográfica dos 12 meses precedentes. O seu campo de acção consiste na representação de diferentes mundos, passando pelas noticias, pelo desporto e pelas artes.