As comemorações do Dia da Unidade arrancaram no centro comercial Dolce Vita Douro. Toda a comunidade teve oportunidade de esclarecer dúvidas com alguns elementos do exército e ainda visitar a exposição fotográfica patente naquele espaço.
Da autoria de Arnaldo Garcez, fotógrafo que acompanhou o Corpo Expedicionário Português (CEP) em França, a exposição fotográfica retrata o CEP durante a 1ª Guerra Mundial. Para além da exposição, houve ainda uma torre multi-actividades de iniciação à escalada e slide que deliciou os mais pequenos.
No mesmo local esteve ainda uma banca de inscrição para o Exército Português. Os candidatos ao exército tinham apenas que preencher as condições gerais de admissão exigidas, como ter nacionalidade portuguesa, possuir no mínimo 18 anos, ter aptidão psicofísica adequada, não estar inibido ou interditado do exercício de funções públicas, não ter sido condenado criminalmente em pena de prisão efectiva, e ainda possuir habilitações literárias adequadas (no mínimo o 6º ano de escolaridade).
Para ingressar na carreira de militar, os candidatos são sujeitos a quatro tipo de provas: provas de aptidão física, aptidão psicológica, prova médica de selecção e uma entrevista individual. Os candidatos aptos «terão oportunidade de progredir na carreira, ascendendo aos mais altos cargos na hierarquia militar». A comunidade vila-realense assistiu também a um concerto gratuito com a Orquestra Ligeira do Exército, no Grande Auditório do Teatro de Vila Real.