A equipa de rugby de 7 masculino da AAUBI foi repescada para a fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários, lutando assim em finais de Abril, a partir do dia 28, pelo título de campeão nacional.
A formação ubiana até já tinha terminado a época competitiva, mas a classificação final como 1º suplente, após os dois torneios de apuramento, valeu ao rugby da AAUBI a chamada para a fase final dos CNU’s. Segundo a Federação Académica do Desporto Universitário, a Universidade da Madeira e dos Açores não vão competir na fase final, abrindo assim lugar à equipa da UBI.
A boa notícia foi recebida pela equipa com entusiasmo. Paulo Rodrigues, treinador da equipa, afirma que os seus atletas estão com “vontade de trabalhar”. O também jogador da equipa pretende treinar três vezes por semana, de forma a “melhorar algumas rotinas, importantes para a coerência de jogo”. O objectivo de Paulo Rodrigues é “ir com uma equipa mais forte” em relação à que apresentou nos apuramentos. “As equipas seleccionadas são muito fortes, pelo que acredito que vai ser uma experiência positiva no desenvolvimento da nossa equipa”, considera o treinador, que revela que o conhecimento de alguns dos adversários também é importante e “permite adequar a forma de jogo”. “Em rugby mostrar respeito é jogar o melhor que se conseguir, sempre sem vacilar. Este é o nosso principal objectivo”, confidencia Paulo Rodrigues.
Quanto à presente época, a formação está segundo o técnico “num processo de renovação”. Além de ter de integrar novos atletas na equipa, o local do treino foi também uma condicionante esta época, tendo a equipa treinado num pavilhão no primeiro semestre e num relvado no segundo.