Acções de rastreio, sensibilização, esclarecimento e educação para a saúde marcam o calendário de eventos para o dia 7 de Abril, no CHCB. Esta unidade pretende, tal como as restantes em termos globais, celebrar o Dia Mundial da Saúde. Para além destes exames médicos de rastreio, feitos a toda a população que mostre interesse para tal, decorre também uma recolha de sangue, para efeitos de identificação de potenciais dadores de medula óssea e de plaquetas.
O átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã acolhe as diversas actividades médicas, entre as 14 e as 18 horas. Para além dos técnicos de saúde do hospital, a iniciativa terá ainda a colaboração do Movimento Vencer e Viver da Covilhã – da Liga Portuguesa contra o Cancro, que irá desenvolver acções sobre a problemática do cancro e sua prevenção, bem como actividades lúdicas de representação mímica alusivas ao cancro da mama, em colaboração com a oficina de artes da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, adiantam fontes hospitalares.
Já o Serviço de Imuno-Hemoterapia, propõe-se apelar ao espírito solidário de todos aqueles que se queiram voluntariar como dadores de plaquetas, ou inscrever-se como potenciais dadores de medula óssea, “tudo isto com uma simples colheita de sangue na veia do braço. Além disso, os profissionais deste serviço procederão também à medição dos tempos de protrombina, ou seja à monitorização do tempo de coagulação sanguínea de utentes e visitantes interessados nesta questão, e ainda à divulgação de outras actividades do serviço”, acrescenta o comunicado enviado à imprensa.
A área da Saúde da Criança e da Mulher participará neste evento, através do pessoal de enfermagem dos serviços de Obstetrícia e Neonatologia, que se propõe divulgar a importância da preparação para a parentalidade, a promoção do aleitamento materno e desenvolver acções de esclarecimento sobre a temática da contracepção.
O serviço de Nutrição e Actividade Física, levará a cabo uma medição do índice de massa corporal e às 16 horas, no auditório principal do Hospital Pêro da Covilhã, o director do serviço realiza uma apresentação pública dos programas “peso saudável para obesos e diabéticos”.
Ainda no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde, em actividades previstas decorrer no centro da cidade da Covilhã, junto ao pelourinho, numa parceria conjunta com o Programa Rede Social, o CHCB far-se-á aí representar pelo Núcleo da Beira Interior da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, pela Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira e pelo Grupo de Voluntariado da Unidade de Tratamento de Alcoologia do CHCB, que irão desenvolver actividades de divulgação e esclarecimento. O programa refere ainda que fora do hospital e junto a alguns infantários da Covilhã vão também decorrer, em parceria com a PSP, acções de sensibilização sobre o transporte seguro de crianças.