A Figueira da Foz acolheu a primeira etapa do campeonato X-Terra, em Portugal. Bruno Pais, atleta do Sport Lisboa e Benfica acabou em segundo lugar da geral. O desportista, natural do Fundão, acabou por ficar em segundo lugar, neste prova, depois de liderar durante bastante tempo.
Foi na natação que Bruno Pais começou a ganhar terreno para os mais directos adversários. Nos últimos momentos, Pais deixou-se alcançar pelo francês Franky Batelier e Tiago Coutinho. Os três entraram em igualdade nos 35 quilómetros de BTT. Uma volta dura que acabou por revelar algumas dificuldades a Bruno Pais. Franky Batelier soube aproveitar as dificuldades do terreno para enfrentar o percurso com diferentes técnicas das utilizadas pró Bruno Pais e Tiago Coutinho. À saída desta parte da prova, Bruno Pais perdia já quatro minutos, em relação ao primeiro classificado.
Por fim, seguiram-se dez quilómetros de corrida. Bruno Pais conseguiu diminuir a vantagem de Batelier e defender-se dos ataques de Nicolas Lebrun que estava então instalado no terceiro lugar. A prova acabou assim, com estes três atletas a subirem ao pódio.
No caso da prova feminina, a história parece ter sido semelhante. Maria Areosa, do CO Oeiras e a francesa Marion Lorblanchet começaram por dominar a prova. A suíça Renata Bucher, que se afirmava como a principal favorita, acabou por perder muito tempo na prova de natação.
Um tempo que acabou por recuperar quando se entrou no desafio de BTT. A suíça acabou por conquistar grande vantagem, alcançando as suas adversárias. A prova de bicicletas acabou por se revelar fatídica para a portuguesa, que começou em primeiro lugar, mas acabou em quarto.
À entrada para o último desafio, uma corrida de dez quilómetros, a portuguesa seguia em quarto lugar, enquanto que a suíça Renata Bucher, estava já em primeiro. Enquanto a atleta alpina solidificava a sua posição, a portuguesa conseguia subir ao terceiro lugar da geral e último do pódio, terminando assim a prova.