Para começar em grande, a boa notícia – para quem está em Londres: este é o primeiro grande feriado do ano. Os festejos da Páscoa coincidem com a chegada da Primavera (com chuva, habitualmente) e é conhecida como o “Bank Holiday”. Ao contrário de Portugal, os feriados não acontecem durante a semana, mas sim às Sextas e à Segundas-feiras, sempre. A juntar ao fim-de-semana, sempre se têm quatro dias de “celebração”.
Depois de um Inverno muito friorento, não faltam actividades pascoais para aquecer, desde a tradicional troca de chocolates à caça colectiva de ovos pelas vários bairros de Londres, incluindo Hammersmith, West Ham, Lewisham ou Westminster. As lojas de chocolates aproveitam para fazer o seu ovo de chocolate de luxo e vendê-los aos turistas que nesta altura do ano aproveitam para passear por Londres, apesar de os preços das viagens disparar. Se numa altura do ano dita “normal” se conseguem viagens em companhias low cost por 5 euros, na altura da Páscoa as viagens variam entre os 100 e os 500 euros, dependendo da companhia seleccionada.
Além dos ovos de chocolate escondidos pela cidade, os teatros colocam em cena as suas peças mais conhecidas, os restaurantes acenam aos turistas com menus especiais, com cocktails deliciosos que variam entre as 45 e 100 libras por pessoa.
Como se estas atracções não bastassem para adiar a tão ambicionada dieta, a cidade de Londres celebra na Praça mais central - Trafalguar Square - a Paixão de Cristo, com uma recriação livre dos dramáticos acontecimentos que cercaram a história da crucificação e ressurreição de Jesus. A par disso, existem ainda os clubes com boas e más festas, os cabarets, os pubs: todos prontos para receberem ingleses e não ingleses.
No entanto - e porque em Londres é difícil encontrar um British de “gema”- a maior parte dos transeuntes são emigrantes que nesta altura aproveitam para viajar, como é o caso dos três testemunhos que colaboraram neste artigo, e tentarem mostrar como vivem a Quadra da Páscoa em Londres.
Carlos Conde, agnóstico, espanhol de 29 anos, prefere viajar para outras partes da Grã-Bretanha, como a Escócia. Quanto a Szabina Nagy, católica, natural da Hungria, normalmente vai ao seu país de origem, no entanto este ano aproveita para festejar a época da Páscoa com os seus amigos, em casa. Por sua vez, Sarah Henderson, inglesa, nascida em Londres, de 23 anos, judia, aproveita para ir para as melhores festas de Londres e no Domingo de Páscoa prevê estar com a sua família.
A Páscoa em Londres celebra-se com muitas actividades, alegria e paz, independentemente da religião, raça ou nacionalidade. Se o tempo estiver de bom humor, estão previstos passeios de bicicleta, passeios pelos parques e piqueniques, sendo estes regados de Pim’s, a bebida oficial para uma Páscoa Quente e Feliz.