Valpaços recebeu cerca de 70 mil visitantes na XII edição da Feira do Folar- produtos da terra e seus sabores. A capital do folar é já o destino eleito por muitos dos apreciadores da variada gastronomia regional.
José Doutel Coroado, do secretariado da Feira do Folar de Valpaços explica que o evento surgiu “para promover a gastronomia tradicional e os produtos da terra”. Além do tradicional folar, o município de Valpaços está associado ao bom vinho, à amêndoa, ao azeite, à castanha, ao fumeiro de qualidade e à boa mesa. O certame é um dos ícones mais emblemáticos da região de Trás-os-Montes.
A feira decorreu de 26 a 28 de Março no Pavilhão Multiusos de Valpaços. O certame realiza-se todos os anos desde 1999, numa data que varia, consoante o domingo de ramos de cada ano. Durante os três dias o evento organizado pelo município de Valpaços conta com participantes do concelho que mimam os seus visitantes com os sabores tradicionais da região.
José Doutel Coroado, refere que esta “é uma iniciativa que promove os produtos tradicionais do concelho de Valpaços e ajuda a fazer na promoção turística da região do Alto Tâmega e de Trás-os-Montes.” Com mais de 70 expositores, o certame proporcionou momentos agradáveis aos seus visitantes. A abertura da feira contou com a presença de Dulce Pássaro, ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, entre outros responsáveis de entidades e autarcas do Alto Tâmega.
A feira encontra-se dividida por sectores. Por um lado a exposição e venda dos produtos entre eles, o folar artesanal e de padaria, o fumeiro, os bolos tradicionais, frutos secos, mel, o bolo podre de Santa Maria de Émeres, licores tradicionais, vinhos e azeite. Já no pavilhão de gastronomia e zona de animação estão os restaurantes e as tasquinhas com pratos tradicionais da região.
As jornadas gastronómicas dos restaurantes e tasquinhas decorreram ao longo dos três dias, sendo consideradas como um dos pontos mais altos da feira. Aliadas à gastronomia estiveram as actividades desportivas. O 7º raid TT Rota do Folar de motos TT e jeeps, o 8º passeio de cicloturismo e o torneio de tiro ao prato, fizeram as delícias de participantes e espectadores.
Bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, grupos musicais e ainda uma rusga de concertinas, animaram os visitantes de mais uma edição da feira do folar. Ao longo do certame decorreram exposições e apresentações de obras relativas à cultura dos valpacenses.