Foram três dias de apresentações de resultados do “Cybersudoe”. Um programa comunitário, apoiado financeiramente pelo Interreg IV, que está a ser desenvolvido na região, pelo Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior, (CIEBI) e pela UBI.
O principal objectivo deste programa que envolve 75 empresas, passa por “desenvolver a competitividade das micro/PME do Sudoeste Europeu com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação”, adiantam os responsáveis.
Todo este projecto é desenvolvido por oito parceiros: Cybermassif, chefe de fila do programa CyberSudoe; CCI Gijon (Astúrias), Cederna Gadalur (Navarra), CEEI Burgos (Castilla-y-Leon), CIEBI/BIC (Beira Interior), CCI de Bordeaux / Echangeur Bordeaux (Aquitaine), Fundacion Insula Ibarataria (Castilla la Mancha), LEITAT (Catalunha) e Transferts LR (Languedoc Roussillon). Representantes de todas estas instituições estiveram assim nas instalações da UBI com o objectivo de analisar o trabalho que está a ser desenvolvido. Ao todo, nas reuniões de trabalho fizeram-se representar nove regiões de França, Espanha e Portugal.
Esta reunião aconteceu depois de um período de consultoria que se realizou junto das empresas. “O projecto tem por objectivo principal incrementar a competitividade das micro e PME da Beira Interior com recurso às TIC, às quais antecipadamente foi realizado um diagnóstico de necessidades”, explicam os membros que estiveram no encontro de trabalho. Esta análise passou por áreas como o management; o turismo; a desmaterialização de procedimentos; e-commerce; recursos humanos; logística, agro-alimentar e inteligência económica.
Incrementar a competitividade das empresas da região é o futuro objectivo. Do encontro, para além de um balanço pontual, saíram também novas actividades que vão ser implementadas no projecto. Mensalmente serão enviadas electronicamente dez mil newsletter sobre o desenvolvimento do projecto nas diversas regiões e as novidades TIC nas diferentes áreas, assim como a realização de 20 conferências regionais para micro/PME sobre Tecnologias da Informação e Comunicação.
Os promotores referem ainda que esta nova geração do Programa Transnacional Interreg IV Sudoe foi elaborada por quatro estados membros; Espanha, França, Portugal y Gibraltar. Criar um espaço de cooperação territorial nas vertentes da competitividade e inovação; meio ambiente, desenvolvimento sustentável e ordenamento do território é a grande meta desta iniciativa. Com o intuito também de “assegurar uma integração equilibrada das suas regiões dentro dos objectivos de coesão da União Europeia”, acrescentam ainda os responsáveis.