Diversas actividades dirigidas ao público geral dinamizaram a biblioteca entre os dias 22 a 26 de Março. A Biblioteca Municipal da Covilhã associou-se ao Ministério da Cultura com a Semana da Leitura que decorreu entre as 10 e as 18.30 horas. Na companhia dos livros os participantes puderam celebrar a leitura numa viagem pelo mundo do conhecimento.
Conhecer a Brincar, A Caminho do Livro e uma Sessão de Leitura para Seniores foram as três novas actividades que surgiram no contexto da Semana da Leitura. Cada uma delas com o seu objectivo conseguiu uma boa adesão por parte dos participantes.
No âmbito da actividade Conhecer a Brincar, os participantes, neste caso, crianças do pré-escolar, tiveram o seu primeiro contacto com os livros. Através do workshop “Como estão os livros?” fora mostrado às crianças como é que os livros estão dispostos na biblioteca, e como os podem procurar. Para além deste workshop as crianças assistiram ainda a um filme onde a personagem fazia uma visita à biblioteca, vivendo assim uma aventura com os livros.
A Caminho do Livro foi uma actividade dirigida a crianças do 2º e 3º ciclo. Com esta acção a biblioteca tem por objectivo estimular os mais novos para a importância de fazer boas pesquisas nos livros. Deste modo, realizou-se um pedipaper relacionado com o Dia Mundial da Água e com o Dia Mundial da Floresta. Os alunos da escola Pêro da Covilhã tiveram assim de identificar as estantes da biblioteca relativas a estes temas. Nesta actividade cada participante respondeu a quatro perguntas, cuja resposta poderia ser encontrada no fundo documental da biblioteca.
Isabel Teófilo, professora de Língua Portuguesa, considera que a ida das crianças à biblioteca “é motivadora, trata-se de uma outra abordagem que complementa o trabalho que os alunos fazem na escola”. “Os alunos aderem muito bem a este tipo de actividades, eles são curiosos e gostam muito deste tipo de propostas”, acrescenta.
Durante esta semana a biblioteca realizou ainda duas outras actividades: a Hora do Conto e as Sessões de Leitura, dedicadas aos Centros de Dia e Lares, incentivando assim o prazer de ler entre os mais velhos.