O seminário do segundo ciclo em Design Industrial Tecnológico decorrente na UBI contou com a presença de alguns alunos que apresentaram voluntariamente projectos de dissertações que estão a desenvolver no âmbito do MDIT. O seminário do dia 24 de Março foi o primeiro de três seminários que iram decorrer também no dia 22 de Abril e 11 de Maio.
Carlos Versos abordou o tema do design biónico, tendo como objectivo rever casos de soluções de design biónico e analisá-los face a soluções convencionais procurando estabelecer uma ligação; desenvolver uma metodologia; proceder a uma pesquisa de métodos existentes do sistema de design biónico de diferentes autores; estudar cinco desses métodos; fazer uma análise comparativa da aplicabilidade dos métodos face a cinco metas estabelecidas; e desenvolver um projecto torre para CD´S e DVD´S biónica.
Já Vanessa Cruz está a trabalhar em fundamentos para o desenvolvimento de técnicas sobre design inclusivo, tendo por objectivo fazer uma ortótese dinâmica. A designer pretende investigar a importância do design inclusivo no desenvolvimento de uma ajuda técnica hospitalar e para tal estabeleceu uma ligação com a unidade de reabilitação física do Centro Hospitalar da Beira Interior.
Ana Sofia Silva, na sua dissertação, aborda a transposição de traços culturais de produtos portugueses para o design. Os traços baseiam-se na história, no cinema, na pintura e na literatura portuguesa, pretendendo identificar os aspectos que definem a identidade cultural dos portugueses. Os seus objectivos específicos passam por fazer uma investigação procurando traços culturais portugueses e lusófonos; seleccionar os traços positivos e negativos, verificando quais desses traços podem ser transpostos para um produto.
Filipe Corda pretende levar a cabo um estudo sobre a influência da tecnologia na forma dos produtos que incorporam tecnologia; proceder a um levantamento histórico; e verificar a importância da tecnologia como determinante da forma. Com este trabalho, Filipe Corda pretende desenvolver vários produtos baseados no futuro.