O convite e a ideia de distinguir o antigo primeiro-ministro socialista com o doutoramento Honoris Causa partiu de João Queiroz. O reitor da Universidade da Beira Interior escolheu António Guterres, actual Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, para abrir um leque de personalidades que vão ser distinguidas com este grau, atribuído pela academia covilhanense.
Nesta escolha, Queiroz explica que “tendo em conta o papel que o engenheiro António Guterres teve como primeiro-ministro, na criação da Faculdade de Ciências da Saúde nesta universidade, o que permitiu, não só o desenvolvimento da região, mas do País, como um todo, e fundamentalmente pelo papel que ele exerce hoje como Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, pareceu-me adequado e até prestigiante para a nossa instituição distingui-lo com este grau”.
A forte ligação à região, os seus importantes serviços prestados ao País e também as suas actuais funções como Alto Comissário das Nações Unidas levaram a que João Queiroz o escolhesse para esta distinção. Um dos pressupostos das universidades é também o de homenagear personalidades com um marcante percurso cívico. O responsável máximo pela academia covilhanense lembra que a UBI vai agora retomar um propósito que desde há alguns anos estava esquecido.
O convite feito pelo responsável máximo da UBI teve acolhimento imediato por parte de António Guterres. João Queiroz refere que “o antigo primeiro-ministro é uma pessoa modesta e humilde e ficou muito grato à instituição por esta honra que aceitou prontamente”. Durante a formalização deste convite, Queiroz fez questão de lembrar “o papel que o Alto Comissário teve na expansão da UBI”.
No que diz respeito à distinção, o reitor da academia covilhanense lembra que “é importante para uma universidade afirmar-se também por este tipo de actividades”. A entrega de um doutoramento Honoris Causa a António Guterres “é também uma honra para a UBI”. A academia covilhanense, que conta já com várias personalidades na lista de doutores Honoris Causa, vai agora atribuir mais algumas homenagens.
A cerimónia irá decorrer durante a tarde do dia 30 de Abril, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde. Um momento que será também aproveitado para a elaboração de três protocolos com diversas instituições que vão permitir o início de uma nova fase na academia covilhanense. Para além da atribuição deste grau ao antigo primeiro-ministro socialista, o aniversário da UBI irá também ficar marcado pela assinatura de protocolos que vão permitir o arranque do projecto de instalação do Parkurbis Medical. Uma nova estrutura de investigação concebida pelo actual reitor. Nos nove meses de trabalho na reitoria, Queiroz consegue assim um dos seus principais objectivos, o da aposta na investigação. Esta estrutura faz parte de um vasto projecto de apoios que serão atribuídos a organismos regionais.