Era o terceiro lugar que estava em jogo na última partida do Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino (Sub-14). O encontro entre o Vitória Mindense e o Unidos do Tortosendo, servia essencialmente para encontrar a equipa que ia subir ao pódio.
As atletas do concelho da Covilhã deslocaram-se até ao terreno de jogo do Vitória onde acabaram por protagonizar uma das mais emotivas partidas da época. O Unidos tinha de vencer a partida para conseguir subir ao pódio. Tarefa que se assumia bastante difícil, uma vez que a equipa do Mindense tinha também necessidade de mais pontos para se posicionar num lugar de referência, na tabela classificativa final.
Ambas as formações entraram em campo com algum receio. Nenhuma equipa mostrava intenções de arriscar e o jogo iria manter-se equilibrado. No intervalo, o resultado de 25-23 espelhava essa mesma situação. O retomar da partida não veio mudar muito o cenário instalado e as duas equipas só acabariam por tentar resolver o jogo nos instantes finais.
A pouco menos de um minuto do fim, o resultado estava empatado a 54 pontos. O Unidos tomou uma posição mais defensiva com o intuito de chegar ao prolongamento. Mas tal não foi necessário, uma vez que, a segundos do apito final, uma atleta da formação tortosendense consegue ganhar a bola num ressalto e dar origem a uma jogada de contra-ataque que iria terminar da melhor forma para a formação visitante.
O Unidos conseguiu assim ganhar por 54-56 e conquistar o terceiro lugar no campeonato nacional.
No próximo fim-de-semana é a vez da formação de seniores masculinos tentar a sua sorte. O jogo que irá ter lugar no pavilhão do Tortosendo, frente ao Naval, vai ditar a conquista, ou não, do terceiro lugar no Campeonato Nacional CNB2. Com a derrota, no passado sábado, 20, em casa do Gumirães (Viseu), esta formação adiou, por uma semana, a decisão de alcançar um dos lugares cimeiros da tabela classificativa.