Na mesa estiveram presentes os professores Paulo Serra, Henrique Manso, Tiago Sequeira, Domingos Nzau, e a organizadora Cristina Vieira. Esta conferência contou ainda com a presença da representante da Embaixada de Angola, Cândida Silva.
No dia 4 de Junho de 2008, o Departamento de Letras da UBI realizou este colóquio, do qual surgiram as actas apresentadas agora em livro. Estas versam, essencialmente, sobre a cultura e as relações entre Portugal e África, contando com a participação de vários alunos e docentes da universidade. Como refere Henrique Manso “os estudos africanos têm tido alguma influência no Departamento de Letras”, salientando que “é uma honra, para o departamento, o lançamento destas actas”.
A obra agora lançada foi produzida com o propósito de “ser o mais fiel às comunicações do I colóquio”, explica Cristina Vieira. De uma forma geral estas actas podem dividir-se em duas partes essenciais: a primeira, que diz respeito ao conjunto das comunicações dos conferencistas que vieram à universidade aquando da realização do I colóquio, como é o caso de Salvato Trigo, da Universidade Fernando Pessoa; Fernando Cristóvão, da Universidade de Lisboa; do poeta e jornalista moçambicano Luís Carlos Patraquim; e de Germano Almeida, escritor cabo-verdiano. Na segunda parte, estas actas “tentam assumir uma vertente mais dinâmica, correspondendo aos assuntos tratados na segunda parte do colóquio”, explicou a organizadora.
Embora satisfeito com os resultados do I colóquio, Domingos Nzau confessa que “queremos envolver mais conferencistas, uma vez que nesta edição não conseguimos trazer conferencistas de todos os países que gostaríamos de ter visto representados”. O docente refere ainda que quando se pensou na realização do I colóquio “parecia ser uma brincadeira, uma vez que trazer escritores de países distantes parecia impossível”.
O lançamento das actas contou com algumas actividades culturais: leitura de alguns excertos apresentados nas actas e de um momento musical protagonizado pelo grupo “Terra terra”, formado por alunos africanos da UBI. De entre os excertos, pode ouvir-se um romance de Germano Almeida e poemas de João Maimona (poeta Angolano) e de Luís Carlos Patraquim.
O convívio inter-cultural Portugal-África já tem novo encontro marcado. Nos dias 26 e 27 de Outubro, a UBI receberá o II colóquio com o tema: “Mitos e realidades vivenciais e artísticas”, no qual terá presença, entre muitos outros, o escritor Germano Almeida e o docente da UBI Alexandre da Costa Luís.