As XIX Jornadas de Informática decorreram nos dias 9,10 e 11 de Março. Esta edição teve como objectivo fomentar a aproximação de todos os interessados às novas tecnologias, bem como a algumas novidades e projectos actuais na área da informática.
No âmbito do evento, foram realizados alguns mini-workshops, com o intuito de adicionar uma maior componente prática ao modelo actual das jornadas. O evento serviu também para dar a conhecer algum do trabalho científico de pesquisa que se realiza no Departamento de Informática da UBI.
A sessão de abertura destas jornadas contou com a presença do professor, antigo aluno e antigo dirigente do Núcleo de Informática João Marcelino. O tema central da sua apresentação prendia-se com o processo de registo de patentes, tendo falado sobre as principais dificuldades que os candidatos a patentear um projecto podem encontrar.
O primeiro dia das jornadas contou ainda com a presença de uma empresa de Gouveia " Mordomus", e também com palestras sobre Robótica, e Nokia e a Siemens.
O segundo dia foi dedicado às tecnologias Microsoft, jogos e tecnologias 3D, e contou com a presença de Luís Alves Martins, engenheiro da Microsoft. Para finalizar o acontecimento, o terceiro dia das jornadas foi dedicado à apresentação de empresas como a Microsoft e a Parkurbis.
Embora tenham decorrido durante o horário de aulas, as XIX Jornadas de Informática contaram com um vasto público, entre cem a 150 pessoas para a maioria dos eventos. O facto de estas jornadas «servirem para abordar temas que não são estudados durante a licenciatura», foi um incentivo para os alunos aderirem. O acontecimento serviu ainda para «reencontrar antigos alunos de informática da UBI que estão agora a trabalhar na Microsoft».
Para Mário Pereira, membro do Núcleo de Informática da UBI (NINF) as Jornadas de Informática servem sobretudo para "aproximar os alunos, relacioná-los entre si e com o Núcleo". Outro dos objectivos da organização é "dar oportunidade aos alunos de contactarem com tecnologias e conceitos com que não podem contactar durante a licenciatura". Mário Pereira salientou ainda que este evento de certa forma elucida os alunos acerca "das oportunidades do mercado de trabalho".