Depois do ensino secundário concluído, ingressar na Universidade é o sonho de muitos jovens que buscam formação superior e uma vida académica repleta de novas experiências. Na edição deste ano, que decorreu de 9 a 11 de Março, deslocaram-se à UBI cerca de 1500 alunos de 27 escolas do país, para participar na décima segunda edição d`Os Dias da UBI.
O objectivo do evento, promovido pelo Gabinete de Relações Públicas, assenta na divulgação das capacidades e potencialidades da Instituição em termos científicos, técnicos e culturais, dando aos alunos a possibilidade de conhecer o ambiente universitário através de visitas guiadas aos diversos Departamentos da UBI.
De acordo com Tiago Sequeira, pró-reitor responsável pelo Gabinete de Relações Públicas, “a iniciativa pretende abrir a comunidade académica ao meio envolvente, nomeadamente aos alunos do secundário, uma vez que estes serão os próximos candidatos ao ensino superior”.
No evento, composto por novas actividades científicas e pedagógicas, estiveram patentes exposições, conferências, diversas experiências em laboratório, tecnologias computacionais e multimédia, com o intuito de promover a interactividade e apelar ao interesse dos mais jovens.
Apesar do esforço proveniente dos vários Departamentos da UBI, o primeiro dia do evento foi marcado pelo descontentamento de alguns dos professores que visitavam a universidade. Eliana Ramos, educadora de infância no Tortosendo, acredita nas vantagens desta iniciativa para as crianças, no entanto confessa a sua insatisfação: “Já cá vim várias vezes e a organização tem sido excelente. Este ano estou um pouco decepcionada. Esperava que parássemos mais e que nos explicassem mais coisas”.
As opiniões face ao evento revelaram melhorias positivas e animadoras nos restantes dias. Cristina Vieira, professora na escola secundária Frei Heitor Pinto da Covilhã, reconhece a importância aos Dias da UBI, dizendo que “foi bom para os alunos conhecerem esta Universidade, saberem as potencialidades que tem e os cursos que oferece”.
Satisfeita com o resultado da visita à instituição, acrescenta que esta iniciativa “ajudará a definir o percurso que os alunos seguirão quando forem para a Universidade”. João Lucas, aluno da Secundária Frei Heitor Pinto, atesta as palavras da professora e confere significado ao evento. “Depois de aqui vir, Química será uma escolha a ponderar”, diz o aluno. Entusiasmado com as experiências em laboratório refere que a UBI lhe mostrou que “a Química consegue ser bastante divertida e original”.
Além dos diversos graus de ensino, os Dias da UBI destinam-se à comunidade em geral. Uma vez que reforçar a articulação entre a Universidade e o sector empresarial tem sido um objectivo da UBI, estes dias constituíram, igualmente, uma oportunidade para que os empresários conhecessem o potencial de investigação de que dispõe a universidade covilhanense.