Foi por uma causa nobre que cerca de 200 alunos da Escola Secundária Quinta das Palmeiras se uniram para ajudar na compra de duas unidades móveis para Timor-leste e uma para Portugal. A união fez a diferença e os participantes sentiram-se gratos por poder contribuir e participar no apuramento para a fase distrital para o Megasprint, Megasalto e Megakilómetro.
Sensibilizar os jovens e toda a comunidade educativa para a prática de uma vida saudável foi o mote da segunda edição da Corrida Solidária, que arrancou de Lisboa no passado dia 3 de Março. A Corrida Solidária é uma proposta da organização humanitária Médicos do Mundo, que pretende estimular o conceito de solidariedade entre os mais jovens. Este ano sob o lema “Correr faz-te grande”, o evento tem como protagonista a atleta Naide Gomes. Crianças entre os três e os 18 anos poderão apoiar esta causa solidária.
Na primeira edição desta iniciativa os alunos da Escola Secundária Quinta das Palmeiras ajudaram na construção de uma escola em Moçambique. Este ano a problemática social foi diferente: a corrida servirá para apoiar crianças dos distritos de Lautem e de Viqueque, em Timor, dos 0 aos 5 anos, e também grávidas. Já em Portugal, o objectivo é auxiliar os jovens com hábitos alimentares incorrectos e esclarecer dúvidas relativas à sexualidade.
A iniciativa partiu do grupo de desporto da escola, do qual Fernanda Batista, professora de Educação Física, faz parte. Para Fernanda, “o número de alunos inscritos poderia ter sido maior se o evento não fosse numa época de testes”. Para participar na corrida, ou até mesmo para assistir, cada aluno tinha de contribuir com pelo menos um euro.
A Corrida Solidária está principalmente dirigida a todas as escolas públicas ou privadas, bem como a todas as outras instituições que pretendam participar. Nesta corrida não há distância mínima ou limite de tempo predefinidos, cada jovem participa de acordo com as suas possibilidades. De Norte a Sul de Portugal e durante todo o mês de Março este evento vai mobilizar cerca de 740 escolas e 120 mil crianças, que irão correr para apoiar esta causa solidária.
No final da corrida cada participante recebeu um diploma onde se agradecia o facto de ser solidário. Para esta segunda edição da Corrida Solidária na Covilhã angariaram-se cerca de 200 euros, podendo ainda ser feitos donativos através do NIB: Montepio Geral 0036 0052 9910 3333 3334 7