A Biblioteca da Escola Secundária Quinta das Palmeiras comemorou pelo quarto ano consecutivo aquele que é já um evento enriquecedor para toda a comunidade escolar: a Semana da Leitura. Entre 8 e 12 de Março foram várias as actividades que dinamizaram a escola e celebraram a leitura. O evento é uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), que se realiza no 2º período de cada ano lectivo. Promover hábitos de leitura junto da comunidade escolar é o grande objectivo deste evento.
O início da semana ficou marcado por uma homenagem à Mulher, onde vários alunos puderam participaram com uma exposição de cartazes alusivos a mulheres célebres do mundo da moda, da literatura, do cinema, e ainda mulheres vencedoras dos prémios Nobel. Foi também aberta uma Feira do Livro a toda a população covilhanense.
Para Albertina Leitão, professora e bibliotecária da escola, “a iniciativa teve uma enorme adesão por parte dos alunos, funcionários e encarregados de educação. Venderam-se muitos livros e os preços eram vantajosos, mostrando que ler é sempre um prazer”. Na feira poderiam adquirir-se livros de literatura estrangeira, portuguesa, infanto-juvenil, e didácticos, entre outros.
Vários passatempos e concursos como: “Só Letras” dinamizaram a biblioteca da escola. Durante a semana os alunos puderam assistir a um seminário: “Ir à Lerlândia e viajar nela”, que contou com a presença de Sylviane Rigolet. Licenciada em psicopatologia da comunicação e da linguagem e logopedia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Genève, Sylviane despertou interesse nos mais jovens.
A Sinfonia de Livros foi outra das actividades que marcou esta Semana da Leitura. Os estudantes e encarregados de educação partilharam experiências de leitura lendo pequenos excertos de livros, e a turma Dedicada que frequenta o conservatório de música tocou violino, associando assim a música à leitura.
Outras das actividades de destaque desta Semana da Leitura foram: “ À conversa com o escritor/ilustrador Pedro Seromenho”, “Jantar à Luz dos Livros” e o sorteio do “Bibliocabaz”. Todas as actividades culminaram no livro e os alunos mostraram ter hábitos de leitura regulares. Para Maria Costa, aluna do 12ºC “esta é uma boa iniciativa que procura desenvolver o interesse da leitura e da literatura”.