O sistema de Geo-Modernização dos Municípios da Beira Interior, promovido pela AMCB, foi apresentado no encontro nacional de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) organizado pela empresa ESRI Portugal. Este é o oitavo encontro nacional do género e tem por objectivo partilhar os conhecimentos da área e os mais inovadores projectos realizados com base em tecnologia SIG.
No que respeita à Cova da Beira, o sistema de Geo-Modernização dos Municípios da Beira Interior, contempla a criação do Sistema de Informação Geográfica Intermunicipal (SIGI). A AMCB adianta que o primeiro passo do projecto foi dado com a aquisição de cartografia digital actualizada, criação de um portal específico para o projecto e disponibilização on-line dos instrumentos de planeamento dos 13 municípios associados, nomeadamente do Plano Director Municipal (PDM).
A segunda fase prevê “ criação de soluções ajustadas às necessidades dos municípios de forma a optimizar o trabalho dos técnicos das autarquias bem como dos munícipes que consultam informação on-line” disse Carlos Santos, responsável pela AMCB
Além da disponibilização dos PDM's On-line, o projecto vai incluir ferramentas informáticas de gestão, processos de obras que vão funcionar como uma capacidade de actualização do sistema permitindo o assinalar de novas construções ou de alterações em edifícios já existentes, efectuar pesquisas de processos, visualização da sua localização geográfica, entre outras capacidades. “A ferramenta permitirá consultar o estado do processo, o técnico que o tem a seu cargo e a fase em que se encontra”, acrescentou o administrador delegado da AMCB.
O projecto contempla também, a criação e implementação do Roteiro AMCB e da Carta de Equipamentos Digital. Esta ferramenta disponibilizará informação geográfica de caracterização do território, oferecendo a possibilidade de pesquisa e visualização das redes viárias, serviços, comércio, equipamentos até aos pontos de interesse turístico. “Através do website poderão realizar-se pesquisas por proximidade, por definição de um ponto e do raio de pesquisa e poderá ser realizado o cálculo do melhor percurso entre dois pontos definidos pelo utilizador”, precisou Carlos Santos.
A Carta de Equipamentos Digital fará a georeferenciação, através de 13 websites (um para cada município), de todos os equipamentos municipais e serviços de apoio à população, nomeadamente equipamentos desportivos, saúde, educação e recreio “por forma a auxiliar técnicos e decisores políticos nas iniciativas que melhorem a eficiência de desempenho das infra-estruturas tendo como lógica o planeamento supra-municipal”, concluiu Carlos Santos.
Neste momento estão já disponíveis os planos directores de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Penamacor, Sabugal e Trancoso. Cada município tem uma hiperligação na sua página que redirecciona o utilizador para o portal da AMCB onde está a informação.