O voleibol feminino da AAUBI até estava bem encaminhado para ir à fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), depois de no primeiro torneio de apuramento ter ficado em quarto lugar. As atletas até jogavam em casa neste torneio decisivo, mas em cinco jogos a formação da UBI somou cinco derrotas e ficou de fora dos CNU’s.
Ao contrário do primeiro torneio de apuramento em Aveiro, que teve fase de grupos e depois meias-finais e final, na Covilhã, que recebeu na passada quinta e sexta-feira o segundo torneio de apuramento para os CNU’s, a equipa vencedora do torneio feminino decidia-se após um campeonato onde as equipas jogavam entre todas. Para a AAUBI, este modelo competitivo beneficiava-os pelo facto de tendo mais jogos, poderem recuperar de maus resultados, mas por outro lado era prejudicial o facto de ter de jogar obrigatoriamente contra formações mais fortes.
O factor casa parece não ter ajudado as atletas da AAUBI, que em cinco partidas somaram cinco derrotas e viram-se afastadas dos CNU’s. O torneio foi conquistado pela equipa da Associação Académica da Universidade de Aveiro. O treinador da equipa da AAUBI, André Silvestre, lamentou os maus resultados nos jogos onde a sua equipa tinha mais hipóteses, acrescentando que espera agora “que cheguem atletas novas para a próxima época”. Também Ana Raquel Fareleira, jogadora da AAUBI, se mostrou desiludida com os resultados, afirmando que “faltou fazer nos jogos, aquilo que realizam nos treinos”.
Tarefa mais complicada tinha o voleibol masculino. Depois de um primeiro torneio onde tinha terminado em quinto lugar, entre sete equipas, a jogar em casa, o voleibol da AAUBI podia melhorar o resultado e tentar garantir a fase de repescagem. Num grupo de três, os atletas da UBI defrontaram a Associação Académica da Universidade do Algarve e a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Apesar das hipóteses, os jogadores da UBI perderam os dois jogos e ficaram assim afastados da fase final dos CNU’s. Tal como no torneio anterior, a Associação Académica de Coimbra venceu o evento.
O treinador da equipa de voleibol masculino, Alfredo Vieira, afirmou que a sua equipa “não foi inferior aos adversários”, apontando que o maior erro foi a “falta de maturidade” que a sua equipa revelou. Também Diogo Azevedo, jogador do plantel de voleibol, defendeu que “o que faltou à equipa foi saber ganhar”. O atleta da UBI pensa já na próxima época e espera que “cheguem novos jogadores à equipa”.