É muita a azáfama dos cerca de 40 alunos da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, da Covilhã. Os estudantes do sétimo ano querem a todo o custo participar na experiência que estão a desenvolver no Centro de Materiais e Tecnologias de Construção (C-Made).
Criar blocos de construção a partir de resíduos industriais e urbanos é o objectivo deste evento. João Castro Gomes, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI e presidente do C-Made, dirige toda a iniciativa. Depois de ter recebido o pedido de apoio por parte dos responsáveis daquela escola, Castro Gomes acabou por decidir apresentar uma das mais recentes investigações que está a ser desenvolvida nesta unidade de investigação.
A visita dos 40 alunos foi o momento escolhido para mostrar aos mais novos como se conseguem fazer blocos ou estruturas com resíduos. Durante uma manhã, os alunos do sétimo anos daquele estabelecimento escolar da Covilhã tornaram-se “pequenos cientistas por um melhor ambiente e construíram protótipos em eco-materiais”, refere Castro Gomes.
Um projecto que tem como fundamento juntar resíduos urbanos como vidros, papéis, madeiras, latas e outros materiais sólidos, reduzi-los a pequenas partículas que vão ser ligadas “por óleo vegetal usado”. Toda esta sopa de lixo, “vai depois ser comprimida através de êmbolo com uma pressão elevada, para forma e consistência a um bloco”. No final, este será introduzido num forno “onde fica a cozer durante 12 horas”. A técnica não é nova, confessa Castro Gomes, mas está a ser aperfeiçoada neste centro de investigação. Para além disso “é um exemplo de como se podem reaproveitar materiais”, avança o docente de Engenharia Civil. Um exemplo “que para além de sensibilizar os mais novos para a necessidade de reciclar materiais e preservar o ambiente, também serve para lhes despertar a curiosidade para esta área”.
Para Castro Gomes, este tipo de parcerias podem vir a ser alargadas a outras escolas e também repetidas ao longo do ano lectivo. Um evento experimental, na área do ambiente que se inseriu também no projecto de Educação Ambiental que está ser desenvolvido pela escola covilhanense.