Debater o papel na sociedade e “iluminar a penumbra a que frequentemente estão relegadas as questões da mulher” são os objectivos principais da Semana da Igualdade. Um evento promovido pela Coolabora, com o patrocínio do governo Civil de Castelo Branco.
É na capital de distrito que têm lugar as actividades. O Dia Mundial da Mulher, que se assinalou ontem, 8 de Março, foi a data escolhida para a realização de um debate, intitulado “A Mulher na Arte: de objecto a desejo”. Iniciativa que contou com a intervenção de Ana Macedo, da Universidade do Minho, Francisco Paiva, da Universidade da Beira Interior e também Fernando Raposo, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A data foi ainda aproveitada para a inauguração de uma exposição sobre “Arte e Género”. Uma mostra patente no edifício do governo civil e que acolhe trabalhos Ana Leonor Madeira Rodrigues, Erika Yurre, Pedro Salgado, António Santos, Inma Jiménez, Jacek Krenz, Maria Lino, Paula Madeira Rodrigues, Susana Lemos e Valentina Torres Zorrilla.
No dia 12 de Março, realiza-se um debate sobre a temática “Inovação no Combate à Violência Doméstica”. Um espaço de discussão que terá como oradoras Maria José Magalhães, da União de Mulheres Alternativa e Resposta, Rita Braga da Cruz, da Associação portuguesa de Mulheres Juristas, Joana Marques Vidal, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e Celina Manita, da Universidade do Porto. Um debate que irá ter lugar no Governo Civil de Castelo Branco, pelas 16 horas e que conta com a moderação de Joaquim Loureiro, da Universidade da Beira Interior. No dia seguinte, 13 de Março, decorre o encerramento da semana de actividades também com um debate intitulado “Igualdade de Género nos Media”. O evento irá contar com a participação de Zara Coelho, da Universidade do Minho, Diana Andringa e Fernando Paulouro, jornalistas. Segue-se a entrega do galardão “Mulheres Notáveis”, pelas 19.30 e a sessão de encerramento, que estará a cargo de Graça Rojão, directora do Coolabora, Sara Falcão Casaca, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e Maria Alzira Serrasqueiro, governadora civil de Castelo Branco.