A formação do Unidos que conseguiu o ano passado o primeiro lugar no campeonato distrital estreia-se agora na Taça Nacional. Frente ao ACR Trancoso, os atletas do Unidos conseguiram uma vitória significativa. No jogo do passado domingo, a partida acabou com um resultado de 30-75.
A formação visitante acabou por saber contornar as dificuldades impostas pelo adversário, mas também, pelos dois árbitros. Os juízes da partida cometeram diversos erros ao longo de todo o jogo, ao ponto numa agressão a um atleta do Unidos, que resultou numa lesão grave para este, não ter sido assinalada qualquer falta.
Mesmo assim, o Unidos conseguiu tomar conta do jogo e apresentar um maior caudal ofensivo, que levou a uma vantagem confortável, no marcador. Os atletas da equipa do Tortosendo merecem também nota positiva nas jogadas de finalização. No período intermédio da partida, a formação visitante ganhava já por 13-31.
A segunda parte serviu para dilatar esta vantagem. Com a equipa da casa a não conseguir terminar grande parte das suas jogadas de ataque, o Unidos acabou por aproveitar diversas situações de contra-ataque e aumentar a sua diferença no marcador. O resultado final acabou por ficar em 30-75. A próxima jornada da Taça Nacional é já no dia 6 de Março, com a Unidos a receber o ED Bragança, às 15 horas, no pavilhão do Tortosendo.
O ABC defrontou duas das melhorias equipas do basquetebol nacional. Não serve de desculpa, mas sempre ajuda a explicar os resultados negativos alcançados pelas formações do clube covilhanense.
No jogo frente ao Coimbra, a formação serrana foi à cidade dos estudantes perder por 112-38. Um resultado marcante que era, de alguma forma, esperado. Numa partida que contou para a XIV Taça Nacional, na categoria sub 18 Masculinos, a equipa do ABC encontrou uma formação bem preparada e, sobretudo, moralizada. A jogarem em casa, os atletas do Telecom Coimbra cedo começaram a construir uma confortável vantagem. Jogo rápido e certeiro, por parte do Coimbra, levou os visitantes a alguma desorientação. Os atletas da cidade dos estudantes começaram por marcar a diferença na partida e o resultado final foi “esmagador”.
Na segunda partida da jornada, desta vez, a jogar em casa, o ABC não teve melhor sorte. A formação do Covilhã vinha de um resultado muito negativo e entrou no jogo, frente ao Gumirães Boi D’Oiro, com alguma apreensão.
Um período inicial de alguma igualdade levou as duas equipas a um empate de 16 pontos, no primeiro período. Ambas as formações se mostraram algo reticentes em arriscar muita na partida e o resultado acabava, por isso mesmo, a mostrar algum equilíbrio. No intervalo, o estava praticamente empatado, com o Gumirães a contar com uma ligeira vantagem de sete pontos.
Ainda assim, a magra vantagem que foi sendo obtida através de algumas perdidas de bola por parte do ABC serviu para que o Gumirães saísse da Covilhã com mais uma vitória, de 41-57.
Na próxima jornada, sábado 6 de Março, os Amigos do Basquetebol da Covilhã recebem o Ginásio Figueirense, no Pavilhão da Escola Secundária Campos Melo na Covilhã, pelas 16 horas e deslocam-se a Braga, no domingo, para defrontar, pelas 11.30 horas, o SC Braga, no Pavilhão do Externato Carvalho de Araújo.