O núcleo de informática organizou nos dias um e dois de Março um workshop cujo tema é o novo software desenvolvido pela Microsoft, Windows HPC Server 2008. HPC significa “High Performance and/or Productive Computinhg”. Lançado em 2008, este software é o sucessor do Windows Compute Cluster 2003,e foi pensado essencialmente para aplicações que necessitem de um alto desempenho.
Esta aplicação «combina a força da plataforma Windows Server com novas funcionalidades, o que permite um melhoramento no que diz respeito à produtividade, e uma decrescente complexidade de um ambiente HPC». Luís Matos, aluno do 3ºano do curso de Engenharia Informática e presidente do núcleo, diz que esta aplicação é “como uma caixa de e-mail, que possibilita aceder e organizar todos os ficheiros em tempo real”.
Este evento contou com a presença de dois colaboradores da empresa de Bill Gates, uma vez que a UBI tem um protocolo com a Microsoft Portugal.
O primeiro orador, Sérgio Martinho, responsável pela plataforma de segurança e estratégia da Microsoft, começou por esclarecer que o objectivo fundamental deste workshop não é vender o software, mas sim divulgar e partilhar o HPC. Martinho defendeu que o Windows HPC Server 2008 «ajudará essencialmente a inovar pois permite o desenvolvimento mais rápido do cálculo paralisável, ou seja da programação». O software foi disponibilizado a todos os alunos que se mostraram interessados.
Este especialista nas tecnologias de informática afirmou que o HPC “foi uma realidade que veio para ficar, pois permite acelerar a inovação sob diversas formas. Agora o importante é fazer com que deixe de ser um mundo à parte para estar acessível a qualquer engenheiro”.
O orador principal deste workshop foi Przemek Lenkiewicz, licenciado pela Universidade Técnica de Bialystok, na Polónia, em Ciências da Computação. Mais tarde veio para Portugal para desenvolver projectos de investigação na Universidade da Beira Interior. Desde 2007 que aprofunda o seu trabalho de doutoramento, que se baseia no desenvolvimento de uma aplicação que permitirá um diagnóstico precoce do cancro da mama. A sua exposição baseou-se na apresentação e demonstração de como se instala e configura o HPC, passo a passo.
O ponto alto do primeiro dia do workshop foi o desafio lançado aos alunos, na sua grande maioria do curso de engenharia informática, que pretendem singrar no campo da programação, pois em breve a Microsoft divulgará um concurso para a aplicação do HPC nos mais diversos campos da engenharia, medicina, tendo como finalidade premiar a aplicação com maior sustentabilidade comercial.
Mas este não foi o único desafio lançado. Surgiu também a ideia de criar um laboratório na UBI que trabalhe exclusivamente com este novo software. Sérgio Martinho garantiu que as questões a nível da arquitectura e implementação do sistema estão desde já asseguradas pela Microsoft, sendo que apenas o financiamento do equipamento necessário deverá ser suportado pela instituição covilhanense.
Embora o workshop não tenha começado à hora prevista, a adesão por parte dos alunos foi bastante satisfatória confirma Sérgio Martinho.”Apesar de durante a palestra os alunos se mostrarem tímidos, durante o intervalo os ubianos mostraram muito interesse em adquirir e trabalhar neste novo software”.