"Introdução ao Latex" foi o tema do workshop que decorreu no passado dia 24 de Fevereiro, no Edifício das Engenharias da Universidade da Beira Interior.
Orientada pelo Professor Miguel Oliveira e Silva, da Universidade de Aveiro (UA), a formação teórico-prática teve como principal objectivo mostrar a todos como criar um documento com elevada qualidade tipográfica recorrendo ao Latex. "Resultado final que tenha bom aspecto" é, segundo o Professor da UA, o que se pretende com a utilização do Latex.
O Latex, uma linguagem desenvolvida especialmente para redigir textos científicos, em particular de matemática, está disponível em todos os sistemas operativos, suporta todo o tipo de linguagens escritas (como árabe, mandarim, inglês, ou português, por exemplo) é gratuito, está livre de vírus, e a probabilidade de introduzir erros nos originais é muito baixa. Este programa suporta ainda todo o tipo de necessidades na escrita de documentos (fórmulas matemáticas, tabelas, figuras, gráficos, fórmulas químicas, xadrez, etc) e pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha conhecimentos de alguns comandos básicos.
De acordo com o professor da UA, com o Latex a ideia é construir logicamente o documento. O Latex sabe a estrutura lógica, podendo fazer formatações inteligentes no documento:" para quem é preguiçoso, com o Latex só temos que nos preocupar com a escrita", refere.
José Carlos Metrôlho, professor que representou a Associação Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) Portugal Section, foi um dos intervenientes neste workshop e falou do IEEE, e do papel relevante que este tem na disseminação de informação acerca da tecnologia. Neste seguimento Jorge Silva, do Núcleo Estudantil do IEEE do Instituto Politécnico de Castelo Branco tentou mostrar as vantagens que acarreta a criação de um núcleo estudantil, tais como organizar actividades que poderiam tornar a Engenharia uma actividade mais aliciante, assim como abrir portas a novas tecnologias.