A peça retratava a vida de um actor em Portugal, criticando, de uma maneira divertida, a forma como vemos o trabalho de um profissional de teatro e o papel deste na sociedade. Como Sofia Bernardo afirma, "o público, em geral, não tem noção do que é o trabalho de um actor de teatro, confundindo-o com o actor de televisão".
Licenciada em teatro, Sofia Bernardo já costuma utilizar a sátira nas suas peças, com o propósito de sensibilizar o público para aquilo que é uma realidade. A actriz cria as suas peças com o intento de passar uma mensagem ao público. Desta vez o seu propósito foi explicar os vários processos que um actor tem que passar para exibir o seu trabalho "não como um hobbie mas como uma profissão".
Sendo uma veterana no mundo do teatro, Sofia Bernardo já levou anteriormente ao palco, também como criadora e intérprete, a peça "Nós mulheres somos melhores", que era também um monólogo. A actriz revela que quando escreveu "Actordoado" não tinha sequer o propósito de a levar ao palco, mas está satisfeita por o ter feito pois "tenho notado uma maior adesão do público neste espectáculo. Penso que seja por causa da "complexidade" do título, talvez se fosse só "Actordoado" não conseguisse atrair tanto público", explica.
A peça teve início às 21h30, do passado sábado, com a duração de 50 minutos, e contou com a presença de um público variado no que diz respeito às idades. Fazer "comédia sentado", como refere o título do espectáculo, foi o suficiente para despertar a atenção daqueles que se deslocaram ao Teatro das Beiras. No final da representação, a actriz sublinhou que " é muito bom sentir que vale a pena todo o nosso trabalho. Os aplausos são o melhor reconhecimento".
Depois de exibir o seu trabalho no Teatro das Beiras, Sofia Bernardo ruma à cidade da Batalha já no próximo dia 13 de Março, onde interpretará novamente este monólogo. Contudo, a actriz já tem presença marcada em Óbidos no dia 4 de Março com mais uma peça: "E puf… fez-se o chocolate".