A Universidade da Beira Interior tem, neste momento, mais de 400 protocolos com empresas, instituições, academias, organismos públicos e demais organizações. Um número que está entre os mais elevados no que respeita ao panorama das universidades portuguesas.
Os protocolos assinados na passada semana juntam-se assim a um vasto leque de parcerias.. A empresa Bernardo & Bernardo – Consulting, Arquitectura e Engenharia S.A, com sede na cidade da Guarda, foi uma das que assinou um protocolo com a UBI. Nos seus quadros, a empresa contam já antigos da UBI, “da Arquitectura, Engenharia Civil, Comunicação e mais recentemente, do Marketing”, começa por dizer o principal responsável.
Segundo Mário Bernardo, arquitecto e fundador da empresa “os licenciados da UBI acabam por se mostrar profissionais com uma grande qualidade de formação e conhecimentos”. Este foi um dos muitos motivos que levou esta empresa de projectos e estudos em Arquitectura e Engenharia a fomentar este protocolo. “Com este protocolo espero uma colaboração maior e mais activa e vamos premiar alguns alunos das melhores áreas. Por isso será um valor acrescentado para nós”, adianta o arquitecto responsável pela empresa.
Para além dos estágios, a investigação da UBI vai colaborar com esta empresa na procura de soluções técnicas, na realização de testes e no apoio a diversos projectos. Mário Bernardo adianta que “este protocolo vem ajudar de forma mais oficial a concretizar projectos conjuntos. Englobamos nos nossos quadros licenciados da UBI da área da geotecnia, da arquitectura e o que se pretende é que com algumas ideias nossas e com a colaboração por parte dos recursos humanos da universidade seja possível criar e executar novos projectos”, disse Mário Bernardo.
Esta ligação estratégica à comunidade é sublinhada por João Queiroz. O reitor da UBI garante que este tipo de apoio às empresas e demais instituições “acaba por ser profícuo para as partes envolvidas”. As universidades “para além de formarem recursos humanos qualificados, servem também para responder às necessidades e aos problemas das empresas”. Para o principal responsável pela academia covilhanense, esta ligação a um tão significativo número de parceiros “demonstra bem a importância e o reconhecimento que a sociedade tem pela UBI”. Também o fundador da Bernardo e Bernardo partilha da mesma opinião e acrescenta que “estas parceiras são importantes não só para a universidade, mas também para as empresas. Fala-se muito no divórcio entre o mundo empresarial e as universidades e julgo que a assinatura deste protocolo é a prova de que quando as diferentes entidades querem é possível fazer este tipo de projectos”.
Também a Etidata assinou um protocolo de colaboração com a academia. Esta entidade produz software para empresas e trouxe até à UBI um antigo aluno da academia. Sérgio Rodrigues licenciou-se em Gestão, na Covilhã. Passados vários anos regressa a casa “com muito orgulho”. O antigo aluno “é a prova da qualidade dos recursos humanos desta casa”, sublinha o principal responsável pela Etidata que fez questão em ser acompanhado por Sérgio Rodrigues, um dos directores de produção da empresa.
O documento agora firmado prevê a instalação de software desta empresa em suportes informáticos da UBI. Uma forma de apoio na formação dos licenciados “que chegam agora ao mercado de trabalho com conhecimentos dos sistemas operativos que vão encontrar”, sublinham os responsáveis pelo Departamento de Gestão e Economia. Para além disso, a Etidata vai acolher recém-licenciados em Gestão, Economia e Marketing, mas também na Engenharia Informática e similares. Os objectivos da parceria passam também por uma maior utilização e análise do software da empresa, através dos alunos, e também “que se produza aqui conhecimento e se formem mais colegas para a Eticadata vindos da Beira Interior”, salienta o antigo aluno. Este software destina-se a empresas em geral e “vai desde as compras, às vendas, à gestão de stock, tesouraria, contabilidade, recursos humanos e investimentos, cobrindo todas essas áreas, em todo o tipo de empresas”, sublinha. Uma ferramenta que permite ter uma maior e melhor noção das exigências de gestão de uma empresa. Para além disso “temos também nichos de mercado onde somos líderes, nomeadamente para oficinas, stands de automóveis e rent-a-car. Também temos soluções orientadas para lojas e restauração”.