Promover a limpeza de espaços que estão transformados em lixeiras é o objectivo do grupo de voluntários “Limpar Portugal”. Uma plataforma de cidadania que recorre à Internet para comunicar, trocar ideias e opiniões e agendar eventos.
Este grupo surgiu de uma iniciativa semelhante que teve lugar na Estónia. Denominado de "Vamos fazê-lo", conseguiu eliminar dez mil toneladas de lixo abandonado por todo o país, em apenas cinco horas. Uma ideia que envolveu uma logística que integrou ONG's, cientistas, figuras públicas e políticos, incluindo o próprio presidente da Estónia.
Importando esta ideia, a coordenação do projecto Limpar Portugal tem agora o objectivo de juntar o maior número de voluntários e parceiros, como instituições e empresas públicas e/ou privadas, que através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar apoio ao movimento.
A eliminação de todas as lixeiras e depósitos de resíduos indevidamente abandonados em florestas e campos vai ter lugar no dia 20 de Março de 2010, sendo assim parte da solução e deixando de ser parte do problema ambiental mais grave do planeta, a poluição.
Actualmente, está já em marcha a angariação de voluntários e a formação de grupos por diversos concelhos, todos conectados nacionalmente através do site oficial do grupo, dando início ao mapeamento dos locais que vão ser intervencionados.
No Fundão este movimento conta já com os 86 membros registados na plataforma electrónica, e com o apoio da câmara municipal, do agrupamento de escuteiros e do Grupo Holon, entre outros. O coordenador da iniciativa do concelho, Agostinho Alexandre, 25 anos, explica a importância do projecto e convida todos a se juntarem a esta iniciativa “é crucial a participação de todos para o sucesso da mesma. Mais do que limpar as matas é fundamental limpar ideias, consciências e mentalidades! Apareçam dia 20 de Março mas antes disso inscrevam-se no site.”
Foram realizadas até ao momento três reuniões de trabalho na cidade, onde questões de organização de grupos de trabalho, gestão e implementação do projecto no terreno estiveram em cima da mesa. Por todo o concelho já foram identificados 35 pontos de acumulação de lixo e todo o equipamento necessário para a sua remoção. Agostinho Alexandre acredita existirem muitos mais, nomeadamente em propriedades privadas, deixando por isso um apelo ”a todos os proprietários que limpem as suas propriedades ou contactem connosco pois doutra maneira nada poderemos fazer”. O próximo evento decorre a 20 de Março.