O programa de rádio mais antigo de Portugal passa na Altitude. Para marcar os 37 anos de emissões, os três membros da equipa que semanalmente produzem este espaço dedicado aos automóveis passearam durante um dia entre Lisboa e Guarda, num veículo especial.
Um evento que tinha sido avançado há uma semana e que foi cumprido. A equipa arrancou das instalações da Lamborghini Lisboa cerca das 9.30 da manhã, após algumas explicações dadas por Formosinho Sanchez, director da marca Lamborghini representada em Portugal pela SIVA.
A troca de condutores deu-se na área de serviço da BP e a viagem foi feita na descoberta das muitas potencialidades de um automóvel que será motivo de destaque na próxima edição da revista Escape Livre Magazine que, tendo surgido na sequência do programa, assinala, por sua vez, onze anos de publicações com a próxima edição, de Abril, suplemento dos jornais “Diário de Coimbra” e “A Guarda”.
A chegada à Guarda aconteceu cerca das 12.30 horas e a paragem no Café Central contava com diversas autoridades que aguardavam a equipa de modo a associarem-se às comemorações. Foi assim que Elsa Fernandes, vereadora da Câmara Municipal da Guarda e Rui Isidro, director da Rádio Altitude posaram para a foto de família. Simbólica foi também a presença de um Fiat 126, exactamente o primeiro automóvel a ser experimentado por Luís Celínio, fundador e responsável do programa: “Foi como um regresso no tempo. O ensaio do Fiat 126 foi uma verdadeira aventura, porque na altura nem carta de condução possuía, mas conseguimos dar as impressões de condução de um modelo que na altura era um verdadeiro sucesso. Passado este tempo conseguimos juntar o primeiro e o último automóvel ensaiados”.
Já para a representante do presidente da câmara o “Escape Livre continua a ser um marco no panorama da Rádio em Portugal e um representante da cidade no mundo automóvel, o que é sempre de saudar. Nesse sentido a Câmara Municipal associa-se com todo o gosto a estas comemorações.”
O almoço decorreu no Hotel de Turismo e na ocasião o artista plástico Arménio Dinis fez a oferta de uma tela em óleo, onde retrata o historial do Escape Livre, prestando, desta forma, homenagem àquela que considerou “ uma entidade que faz parte do património da Guarda cujo esforço e dedicação merecem público reconhecimento”.
Após o reabastecimento na área BP da Guarda a viagem prosseguiu até Coimbra, onde o Lamborghini fez sucesso na Expo Clássico que pela primeira vez decorreu na cidade dos estudantes. A equipa foi recebida, entre outros, por José Ribeiro, da organização e por Arménio Travassos, Director do Diário de Coimbra.
O stand da Lamborghini Lisboa foi o local da despedida de um automóvel de sonho e foi com satisfação indisfarçável que todos os elementos da equipa deram por findo o programa que assinalou de forma exclusiva e especial, os 37 anos do Programa Escape Livre.