Cavaco Silva distinguiu um conjunto de personalidades durante a sua visita à Beira Interior no âmbito do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras. A presença do Presidente da República na região foi aproveitada pela sua Casa Civil para homenagear algumas personalidades da região que tiveram um contributo de referência para este território.
No conjunto de pessoas distinguidas estão Cândido Passos Morgado, antigo reitor da UBI e António Lourenço Marques, docente da academia covilhanense.
O primeiro reitor da Universidade da Beira Interior recebe agora uma das mais importantes condecorações atribuídas nesta área. Nas ordens honoríficas portuguesas, esta é uma ordem de mérito civil que tem por intuito de galardoar altos serviços prestados à causa da educação e do ensino. Foram já agraciados com a mesma distinção, entre outros, António Sampaio da Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa e Virgílio Alberto Meira Soares, antigo reitor da Universidade de Lisboa.
Recorde-se que Cândido Passos Morgado teve um papel fundamental na instalação da Universidade da Beira Interior. Major General Engenheiro Aeronáutico, licenciado em Ciências Matemáticas e doutorado em Física, Passos Morgado está ligado ao Ensino Superior na região desde há várias décadas. O seu nome fica associado à história da UBI por ter sido o primeiro reitor da instituição. Tomou posse a 21 de Agosto de 1980 como reitor do então Instituo Universitário da Beira Interior e acabaria por assumir o cargo, com a transição para universidade – em 1986 – até 19 de Janeiro de 1996.
Passos Morgado mostrou-se sensibilizado com esta “generosa distinção”. Lembrou a UBI e todo o seu projecto inicial “que veio a ganhar mais força do que se podia imaginar”. O primeiro reitor da instituição covilhanense, em declarações à Rádio Cova da Beira, sublinha também “que o ensino superior continua a manter-se como um dos pilares fundamentais do País”.
Castelo Branco acolheu a cerimónia de distinção de personalidades que se destacaram nas suas áreas pelo seu desempenho relevante. António Salvado, poeta e ensaista, recebeu a insígnia de Comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada; José Pereira Lopes, ex-deputado, ex-Governador Civil de Castelo Branco e antigo presidente da UGT, recebeu a distinção de Grande-Oficial da Ordem do Mérito; António Lourenço Marques Gonçalves, médico, responsável hospitalar, fundador da Unidade de Dor do Hospital do Fundão e professor associado da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI passa agora a ser Comendador da Ordem do Mérito; João Carrega Mateus Pereira, director de produção numa unidade fabril de Castelo Branco é agora Oficial da Ordem do Mérito; Cândido Manuel Passos Morgado, professor universitário e ex-reitor da Universidade da Beira Interior recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e Vergílio António Pinto de Andrade, professor universitário e ex-responsável pela instalação de escolas superiores foi distinguido como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública.