As novas tecnologias parecem não ser ainda suficientemente rápidas para acompanhar o ritmo das demissões na Associação Académica da Universidade da Beira Interior. Isto porque, a página oficial daquela estrutura apresenta ainda, nos seus órgãos directivos, o nome de João Rey, no cargo de presidente da direcção. Direcção essa que acabou por se demitir pouco antes de terminar o mandato, dando lugar à equipa liderada por Pedro Venâncio, aluno de mestrado em Engenharia Informática, que já está também de saída.
Mais uma vez a história parece repetir-se na “Casa Azul” e a equipa eleita pelos alunos da academia covilhanense não chega ao fim do seu mandato. Pedro Venâncio, que liderava a associação desde o passado dia 8 de Outubro de 2009, acabou por apresentar a sua demissão na passada semana e ao que o Urbi conseguiu apurar, outros quatro elementos da direcção optaram pela mesma decisão, o que levou à queda da direcção. Desta feita, de entre os 11 elementos da direcção, cinco estão demissionários. Para além de Pedro Venâncio, também Juliana Santos, Marc Martins, Inês Pinto Leite e Lénia Pereira “bateram com a porta”. A estas demissões juntaram-se a de quatro elementos do Conselho Fiscal, órgão composto por sete alunos. Recorde-se também que logo após as eleições, um dos elementos dos vogais da direcção apresentou a sua demissão. No decorrer do tempo em que Pedro Venâncio foi presidente foi ainda destituído um aluno e outro apresentou também a sua demissão. A saída dos 12 elementos levou à queda de toda a equipa. Uma medida que será oficializada no próximo dia 22 de Fevereiro.
Em Assembleia Geral de Alunos serão lidas as cartas de demissão agora apresentadas a Rui Garcia, presidente da Mesa da Assembleia Geral de Alunos. Nessa altura é provável que sejam conhecidas mais razões para esta medida. Em comunicado à Imprensa é dito que a saída dos elementos da direcção se fica a dever a motivos pessoais e profissionais. O Urbi tentou durante vários dias chegar à fala com Pedro Venâncio, mas tal não foi possível.
Segundo os estatutos da AAUBI, após a leitura e oficialização das demissões, o presidente da mesa passa a controlar a academia, através de uma comissão de gestão. Rui Garcia garantiu já que “todas as actividades e apoios aos estudantes vão continuar com a normalidade prevista”. O presidente da mesa, em sinal aos núcleos, sublinha que estes “vão continuar a receber as suas verbas para promover as suas acções e ter todo o apoio da associação”. Para além disso, Garcia garante também que a Semana Académica está já planeada e vai decorrer com previsto. A festa de final de ano dos alunos da UBI vai ter lugar, este ano, entre 21 e 27 de Março. Para breve está também confirmada a divulgação do programa e das condições gerais do evento. No entender de alguns membros da AAUBI, só depois deste período será convocada uma Assembleia Geral de Alunos para se pensar em eleições.