O Roteiro sobre Cultura também passa pela Covilhã. A iniciativa do Grupo Parlamentar e dos órgãos regionais do Bloco de Esquerda tem como finalidade debater um conjunto alargado de questões relacionadas com a cultura, em termos nacionais.
Desta feita, Catarina Martins tem vindo a percorrer o País e a promover diversos encontros, no sentido de fazer uma análise à situação cultural. A passagem pela Covilhã irá contar com uma audição pública a todas as instituições culturais concelhias que queiram expor as suas actividades, projectos e opiniões sobre as políticas culturais que têm vindo a ser implementadas.
O evento, aberto a todos os interessados, terá lugar no próximo sábado, 13, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal da Covilhã. Os órgãos distritais desta força política convidaram para o evento as principais associações e grupos de acção cultural.
De acordo com o Bloco de Esquerda, em comunicado enviado à Imprensa, “nos últimos dez anos Portugal assistiu a alterações profundas na sua dinâmica cultural, que não foram, no entanto, acompanhadas do necessário investimento financeiro, nem de corpo legislativo que assegurasse o serviço público que se exige nesta área”.
Debater “as questões relacionadas com a criação de cartas de missão para os equipamentos culturais, incluindo definição de objectivos de programação, serviços pedagógicos, requisitos técnicos e humanos, contratos-programa de financiamento e concursos para direcção, assim como questões relativas ao equilíbrio entre regulamentação nacional e autonomia local, regulamentação de redes e financiamentos directos e indirectos à criação e difusão artística”, são alguns dos pressupostos desta actividade.