Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Investigadores da UBI analisam Seleção portuguesa de futebol nos meios digitais
Urbi · quarta, 14 de dezembro de 2022 · @@y8Xxv Primeira parte do relatório mostra o desempenho digital da equipa ao longo de um ano. O estudo teve o apoio da Portugal Football School, da Federação Portuguesa de Futebol. |
O relatório está disponível para download gratuito na página do Labcom |
22204 visitas “Portugal no Mundial de Futebol 2022 – Análise ao Universo Digital” é o título de um relatório elaborado por três investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI), que coloca a Seleção Nacional como a sexta com maior número de seguidores no Facebook, entre as 32 equipas que competem na prova a decorrer no Catar. Considerando o número de seguidores e a população do país, a equipa da Federação Portuguesa de Futebol está mesmo em primeiro lugar. Da autoria dos investigadores João Canavilhas, Daniel Baldaia e Branco Di Fátima, da unidade I&D Labcom – Comunicação & Artes, o relatório teve o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, através da Portugal Football School. O trabalho analisa o impacto do Campeonato do Mundo de futebol nos meios digitais, nomeadamente nas principais redes sociais onde circulam as publicações dos produtores de conteúdos profissionais (jornalistas ou gestores de comunicação institucional) e do público e terá uma nova versão no final da competição. O relatório, que está disponível para download gratuito na página do Labcom, está centrado sobretudo no Facebook, analisando as equipas nacionais que integravam o Grupo H da primeira fase da competição (no qual competiu a formação portuguesa), a Seleção de Portugal e os seus jogadores. Além da expressão das seleções no Facebook, o estudo dá conta do volume de publicações (aqui ganha o Uruguai, com Portugal em 16.º); o número de interações p0r seleção (Inglaterra no 1.º lugar, com Portugal em 5.º); tipos de reações; total de reações de todas as equipas (ascendem a perto de 81 milhões); e publicações com mais interações do público (1.º lugar para a Inglaterra e Portugal em 2.º, com o vídeo do discurso feito por Ronaldo no balneário após a vitória de Portugal no Euro 2016). Na análise do Grupo H, as conclusões apontam para um forte interesse suscitado pela Seleção “Lusa”, tendo sido pesquisada em quase todo o mundo, exceto os países de origem das outras seleções do grupo. Na secção referente a Portugal, são consideradas as 1.091 publicações dos últimos meses da Seleção de Portugal, que refletem o trabalho da equipa realizado no último ano, tendo os termos mais utilizados sido expressões como “vamoscomtudo”, “teamportugal”, “Portugal”, “euro” e “vesteabandeira”. É ainda analisada a presença nas redes dos 26 convocados. Cristiano Ronaldo, a principal figura da equipa, é o recordista, com 154 milhões se seguidores no facebook, 495 milhões no Instagram e 104 milhões no Twitter. O relatório dá conta ainda das páginas seguidas por cada jogador no Facebook. Este relatório é o primeiro de uma série que o Labcom passará a produzir sobre as grandes competições de futebol. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|