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A presença da Estética na Direção de Arte e no Cinema em Portugal
Sara Ferreira · quarta, 28 de abril de 2021 · @@y8Xxv O Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior apresentou o Webinar “Estética dos Materiais: Entre direção de arte e cinema”, na passada terça-feira, dia 20 de abril, com a participação de Caterina Cucinotta, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. |
Caterina Cucinotta, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, foi a oradora da sessão. |
21979 visitas Promovida pelo Grupo de Trabalho de Estudos Fílmicos da SOPCOM, a sessão realizou-se no âmbito da unidade curricular de Filosofia do Cinema, lecionada pela docente da UBI, Ana Catarina Pereira, e contando com a presença de Caterina Cucinotta, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, para debater sobre a direção de arte em Portugal. Caterina Cucinotta começou por assumir duas vertentes relativamente à palavra “cinema”: “O cinema analisado como uma linguagem tem uma especificidade mais técnica, mais sociológica; enquanto analisado como uma arte já lhe fornece uma ligação para outras artes, sendo uma delas a moda” Passando para a disciplina de Direção de Arte, Cucinotta define esta como sendo “tudo o que está à frente de uma câmara, tudo o que se vê dentro do enquadramento”, ou seja, uma união entre a cenografia, os figurinos, a maquilhagem e os cabelos. Por ser uma área pouco investigada em Portugal, Caterina afirma que, para uma disciplina bastante prática, é necessário começar a pensar no cinema através da direção de arte. Ver o cinema numa outra perspetiva de forma que se possa debater sobre um filme sem mencionar o realizador, mas sim partindo-se de uma simples, mas caracterizante, peça de vestuário. Caterina Cucinotta finalizou a sua apresentação expondo tópicos como a complexificação da realidade, o “raccord” cromático e a estética dos materiais e como estes colocam a realização de uma análise cinematográfica num patamar mais específico como, por exemplo, o uso da estética de um figurino como uma representação de uma realidade: “Uma maneira de construir visualmente, através da estética, dos materiais que são expostos, como trajes, construções materiais ligadas ao cinema que se relacionam com a complexidade da realidade, com o rigor da construção do real, com a sua representação”. Carolina Maria, estudante de Mestrado em Design de Moda na Universidade da Beira Interior, admitiu sentir-se bastante satisfeita com a sessão fornecida pela investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, afirmando que “a prof. Caterina faz uma coisa bastante única pois formata o tema dos figurinos com o cinema português, o que não é algo, por norma, tratado, elevando a importância que a cultura cinematográfica portuguesa tem e a sua relação com o tema da estética”. Carolina Maria refere ainda que, sob um ponto de vista estudantil, Caterina Cucinotta conseguiu, com clareza, “transmitir o que é e qual é o papel da Direção de Arte em Portugal, a importância que se deve fornecer aos detalhes dos figurinos tendo em conta o estudo da tecnografia portuguesa e porquê esta temática deve ser mais abordada nos estudos criados.” A sessão, realizada via Zoom e transmitida para a página de Facebook do Mestrado de Cinema da Universidade da Beira Interior, deu-se por finalizada com uma breve interação de perguntas/respostas entre os alunos e professores presentes e Caterina Cucinotta.
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