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UBI: Alunos apontam os prós e os contras do ensino à distância
Daniela Fernandes · quarta, 14 de abril de 2021 · @@y8Xxv Se tudo correr bem, os estudantes do ensino superior devem voltar às atividades presenciais já na próxima semana. Mas como será que avaliam o período de confinamento e o impacto das aulas à distância no aprendizado? Os depoimentos de alunos de diferentes cursos da UBI mostram como estão a encarar a volta às salas. |
“Nenhum aluno do ensino superior saiu favorecido com este tipo de ensino” |
22003 visitas Com as aulas a decorrer em formato online desde o início do segundo semestre letivo e a volta das atividades presenciais a partir do dia 19 de abril, alunos da UBI quiseram expressar o que sentem em relação ao ensino a distância. Segundo Raquel Santos, estudante de mestrado em Ciências Biomédicas, “o método permitiu o maior desenvolvimento da universidade no que toca à evolução das tecnologias”. A aluna afirma ter-se adaptado às aulas online, pois sente-se mais à vontade para participar e percebe que os professores têm mais facilidade em identificar os estudantes. Mas Raquel afirma que as desvantagens são maiores, especialmente em relação às aulas práticas, pois as competências laboratoriais ficam prejudicadas quando não se desenvolvem presencialmente. Além disso, ela acredita que o ensino a distância prejudicou as avaliações porque os alunos têm menos tempo para fazer a prova e que o tempo de duração das sessões acaba sendo um problema já que a atenção é diferente no regime online e no presencial. Outra coisa é a visualização das pessoas. “Quando as câmeras estão ligadas, a aula tornar-se mais comunicativa, mas nem sempre é assim”, diz a estudante. Já Carla Câmara, 22 anos, aluna de Ciências da Comunicação, tem uma opinião diferente. Acredita que o ensino a distância tem somente pontos negativos, pois os estudantes distraem-se com muita facilidade e perdem a paciência muito rápido. Diz mesmo, que “sente que não aprende nada”. Segundo Carolina Brites, 20 anos, aluna de Cinema, a relação com o modelo mais distanciado de ensino é de “amor e ódio”. A única vantagem que Carolina aponta tem a ver com as cadeiras mais teóricas, pois pode estar no conforto do seu lar e assistir à aula. Mas as desvantagens dizem respeito ao aproveitamento do conteúdo, pois o seu curso é muito prático e com muitos trabalhos em grupo, o que leva os alunos a não apreenderem da melhor forma o que o curso tem para lhes dar. Ana Gomes, 20 anos, diz que a única vantagem que teve foi financeira, pois reduziu as deslocações e os gastos com os bilhetes de autocarro. Apesar disso, a estudante de Bioquímica, faz questão de afirmar que “nenhum aluno do ensino superior saiu favorecido com este tipo de ensino”. Para a estudante do curso de Ciências Biomédicas, Filipa Castro, uma das poucas vantagens deste tipo ensino é “poder gravar a aula e ouvi-la sempre que queira”, uma utilidade desta ferramenta de estudo. |
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