Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Webinar “Ensino Superior em Tempos de COVID-19”
Diogo Parente · quarta, 13 de janeiro de 2021 · @@y8Xxv “Ensino Superior em Tempos de COVID-19” foi o assunto discutido no terceiro webinar realizado no âmbito do projeto “U-Value: O impacto das Instituições de Ensino Superior na qualidade de vida das suas regiões”. O evento ocorreu no dia 7 de janeiro, com transmissão em direto na página do Facebook do projeto. |
Apresentação zoom com transmissão em direto no Facebook do projeto |
22000 visitas A sessão zoom iniciou-se pelas 18h00 e contou com a moderação de Marta Alves, Professora Auxiliar da UBI e investigadora do Projeto. À reunião juntaram-se Ivone Duarte, Professora Auxiliar do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Carla Serrão, Professora Adjunta da Escola de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Os objetivos desta intervenção prendem-se com o papel da resiliência e da satisfação com a vida na relação entre as variáveis sociodemográficas e os sintomas de depressão, ansiedade e da síndrome de burnout de docentes do ensino superior. Na ocasião procedeu-se à análise da relação entre estas variáveis e procurou-se traçar possíveis estratégias de intervenção. No primeiro momento da sessão, Ivone Duarte começou a apresentação com um enquadramento onde explica que “a pandemia teve um impacto dramático no mundo e na forma como as comunidades e as sociedades funcionavam em sequência das estratégias de confinamento obrigatório e isolamento social”. Devido ao facto de se registar o encerramento temporário das Instituições de Ensino Superior, tiveram de ser feitas alterações como a transição de um ensino presencial para o ensino à distância. O corpo docente ao ter de se adaptar ao teletrabalho enfrentou fortes desafios como “a ausência de preparação antecipada dos materiais de aula” resultando num grande impacto no corpo docente, como também “conseguir conciliar a vida familiar com a vida profissional”, refere ainda Ivone Duarte. A apresentação contou ainda com uma exposição dos resultados de um inquérito dirigido a docentes do ensino superior. Carla Serrão centrou-se nas questão de potencialidades, limitações e preocupações no ensino remoto de emergência. Na categoria “potencialidades e limitações”, Carla Serrão faz uma divisão da categoria em processos pedagógicos e processos de aprendizagem. O primeiro remete para temas como inovação, gestão de conteúdos, literacia digital e gestão de aula - neste último, a Professora frisa que “esta subcategoria é a que apresenta maior expressão”. Nos processos de aprendizagem aparecem temas como competências pessoais, transversais e digitais, comunicação e internação, e envolvimento académico. Carla Serrão encerra a apresentação do estudo com as conclusões do trabalho e algumas recomendações. No final da apresentação foram feitas reflexões e perguntas às oradoras. “Ensino Superior em Tempos de COVID-19” foi a terceira de várias sessões. O U-Value Webinar Sessions terá novas sessões nos dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro. O conteúdo desta apresentação está disponível na página do Facebook do projeto. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|