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“Marketing não é futurologia”
Malu Araújo · quarta, 25 de novembro de 2020 · Continuado As estratégias de marketing no contexto de pandemia foram tema de evento online realizado pelos Núcleos de Marketing, Economia e Gestão da UBI |
O evento também foi transmitido ao vivo no Facebook |
22000 visitas As alterações nas estratégias de marketing perante o contexto da pandemia foram o tema abordado durante conferência realizada na última quinta-feira, 19 de novembro. A atividade, que integrou a programação das Jornadas de Marketing, Economia e Gestão da UBI, contou com a presença de David Mourão, CEO da empresa de formação Speak and Lead, e António Cuco, criador da destilaria Sharish Gin. O evento, promovido anualmente pelos alunos dos Núcleos de Marketing, Economia e Gestão da UBI, este ano teve de ser realizado exclusivamente de maneira online, através da plataforma Zoom. Apesar disso, o público presente se mostrou bastante motivado a interagir com os palestrantes fazendo perguntas e trazendo contribuições. Durante a sessão, David Mourão destacou que, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a Speak and Lead conseguiu aplicar estratégias que a levaram ao sucesso. Ele explica que, para isso, foram adotadas medidas atípicas no que diz respeito ao marketing em tempos de crise. “Em tempos de crise, normalmente as pessoas tendem a retrair-se e nós fizemos exatamente o oposto. Eu considero que nós, em termos de marketing, fizemos tudo aquilo que não devia ser feito em tempos de crise. Tivemos uma abordagem muito contraintuitiva e acho que isso é uma parte do sucesso que alcançamos durante a pandemia”, destaca o empresário. Dentro deste aspecto, David Mourão conta ainda que correr riscos foi também essencial no processo. Com isso, a empresa contratou mais gente e ampliou ainda mais o leque de cursos ofertados. “Se nós tentássemos ficar dentro do conservadorismo do que era feito antes, se calhar teríamos criado dívidas, como tantos colegas nossos”, justifica David. “Outra coisa: marketing não é futurologia. Por mais que tenhamos diversas teorias, nós nunca conseguimos prever o que haverá no dia de amanhã. A única maneira de fazer é realmente experimentar coisas novas e ver os resultados na prática. Se marketing não é futurologia, pela minha experiência, e já não é a primeira vez que passo por isso, em momentos de crise a melhor estratégia de marketing é tudo aquilo que seja contraintuitivo. Se está toda a gente a baixar os preços das formações, nós temos que valorizar as nossas”, complementa. A tendência de experimentar coisas novas também é destacada por António Cuco. Por possuir um negócio que dependia bastante da circulação em bares e hotéis, António conta que teve que adotar novas estratégias de divulgação, com foco principalmente no ambiente digital. “Apostamos, acima de tudo, em uma coisa que não fazíamos antes, que é a publicidade paga nas redes sociais. Antes divulgávamos os nossos produtos através dos distribuidores e fomos obrigados a ter uma estratégia alternativa, porque os nossos distribuidores trabalham com hotéis e bares, que fecharam. Então, precisamos apostar mais numa óptica de clientes diretos: foi quando começamos a utilizar mais nossa loja online, que existe desde 2014”, explica. “Temos a felicidade de ter uma marca forte e sempre estivemos à procura de alternativas para cumprir os nossos objetivos”, finaliza. As Jornadas de Marketing, Economia e Gestão da UBI decorreram entre os dias 18 e 21 de novembro e, além do marketing no contexto da pandemia, também debateram temas como economia circular e empreendedorismo. |
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