Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
EADAS investiga Anatomia do Erro Científico
Teresa Neves · quarta, 25 de novembro de 2020 · Como eliminar os erros e as falhas de comunicação na ciência, assim como formar e ensinar cada vez melhor os futuros médicos e cientistas foi o tema da palestra “Critical Thinking – Anatomy of Scientific Error and Communication Problems”, organizada pela Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, e tendo como convidada especial Gundula Bosch, da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. |
Gundula Bosch em "Critical Thinking – Anatomy of Scientific Error and Communication Problems" |
21950 visitas A sessão decorreu a 20 de novembro, através da plataforma Zoom, respeitando todas as medidas sanitárias da DGS. A palestra foi liderada por Gundula Bosch, diretora do R3 Center for Innovation in Science Education na John Hopkins Bloomberg School of Public Health, de Baltimore. Gundula Bosch é a principal convidada desta sessão das EADAS – Encontros de Acompanhamento, Dinamização e Avaliação do 3.º Ciclo de Estudos de Medicina. “A inovação em ciência começa com a educação”, e o programa de Pós-Graduação em Ciências da R3ISE é “um ponto focal para inovação em treinamento científico na Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg”, explicou Gundula. No núcleo do novo Centro de Inovação em Educação Científica do MMI (R3ISE), R3 significa Rigor, Responsabilidade e Reprodutibilidade na prática científica. A docente no Departamento de Imunologia e Microbiologia no R3 Center explicou que este é responsável por lecionar competências específicas que são abrangentes a vários cursos dentro da ciência médica. Gundula Bosch explica que “nós realmente ensinamos aos estudantes as variadas disciplinas relacionadas à saúde, ensinamos bases de ciência que podem ser aplicadas nas variadas disciplinas médicas. As várias situações do nosso dia-a-dia, pandemias, alterações climáticas entre outros, não podem ser ensinadas numa disciplina apenas: há então uma colaboração entre as várias ciências, colaboramos deste início, e é assim que educamos os estudantes.” O R3 Center For Innovation In Science Education abriu em 2017, produzindo um currículo abrangente de cursos realizados por alunos de vários programas, departamentos e divisões dentro e fora da Johns Hopkins. Segundo a directora, prevê-se um crescimento positivo do programa nos próximos anos com mais cursos, programas e certificados. A divulgação da ciência é cada vez mais importante, como tal, a docente, explica, “O jornalismo é um grande amplificador para a ciência, para haver uma melhor comunicação entre a comunidade científica e a população, e para um melhor conhecimento dos benefícios da ciência.” A Universidade da Beira Interior é uma das várias instituições de ensino em Portugal que mantém uma parceria com o R3 Center, realizando eventos como a palestra “Critical Thinking”, um dos encontros programados na iniciativa EADAS, Encontros de Acompanhamento, Dinamização e Avaliação para Alunos de Medicina. |
GeoURBI:
|