Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Fé Islâmica em meio prisional: pontos de convergência e divergência
Débora Nascimento e Paulo Casimiro e Cristina Peña Hernández · quarta, 10 de abril de 2019 · A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI acolheu entre os dias 4 e 5 de Abril, a conferência em formato de aulas abertas em torno da Fé Islâmica no Ambiente Prisional. |
Da esquerda para a direita: Victor Rodrigues, Filomena Santos e Cláudia Rezende. Foto: Paulo Casimiro |
21991 visitas A conferência aberta, que decorreu no anfiteatro 7.20 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, visou aprofundar os conhecimentos dos alunos de Sociologia no âmbito do mestrado. A abertura do evento, que ocorreu no dia 4, girou em torno da abordagem etnográfica e das especificidades que existem em meio prisional, tendo sido apresentada por Cláudia Rezende, membro da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. O segundo dia do evento teve como tema central a fé islâmica em meio prisional: pontos de convergência e divergência em Portugal e noutros países europeus. De acordo com Cláudia Rezende, técnica com experiência na área há 20 anos, ainda há um certo amadorismo por parte das instituições penitenciárias portuguesas quanto à presença árabe na Europa.
Outras questões mais específicas foram levantadas em relação à realidade religiosa dentro das unidades prisionais. O ambiente prisional ainda é pouco conhecido do público em geral, havendo maior necessidade de intervenções relacionadas com os fenómenos migratórios, pois há uma nova geografia religiosa dentro de Portugal. para além do catolicismo, com uma maior predominância no país, é preciso saber responder melhor sobre as novas religiões dentro das unidades prisionais e lidar com os simbolismos católicos que também estão presentes dentro das prisões.
Segundo a organização, nos dois dias do evento marcaram presença cerca de 80 pessoas,, um aumento significativo em relação as edições anteriores.
|
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|