Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
1000
Rafael Mangana · quarta, 20 de mar?o de 2019 · @@y8Xxv O Urbi et Orbi completa a sua milésima edição. Criado no começo do ano 2000, aquele que é o mais antigo jornal universitário digital de Portugal celebra mil semanas de notícias com uma edição especial online e impressa. |
21982 visitas Mil edições. Mil semanas ininterruptas de notícias "da UBI, da Região e do Resto". O Urbi et Orbi completa esta semana a sua milésima edição, sendo o mais antigo jornal universitário digital de Portugal. Nasceu no início do ano 2000, ainda sem redes sociais, sem YouTube e sem a Internet como hoje a conhecemos: de acesso rápido e ao simples alcance de um smartphone. Criado há 19 anos, foi pensado como um laboratório onde os alunos de Ciências da Comunicação da UBI pudessem ter um primeiro contacto com o “mundo real” das notícias, com a pressão de uma nota no final do semestre, mas com margem de erro e sem a pressão do quotidiano de um jornalista. Foi, também, criado como veículo de comunicação da própria Universidade e como protótipo do LabCom (o então Laboratório de Comunicação da UBI) para a investigação no campo do jornalismo online. Arrancou com António Fidalgo como diretor e com Catarina Moura como chefe de redação, e nele deram os primeiros passos alguns dos grandes profissionais a trabalhar na área em Portugal e além fronteiras. Na sua edição 200, em dezembro de 2003, o Urbi noticiava “Rede sem fios em breve na UBI: no final de 2004, vai ser possível navegar na Internet e aceder a um novo portal de conteúdos em todo o campus da UBI”. À data, a rede sem fios - hoje um bem adquirido para as novas gerações - era motivo de destaque no jornal da UBI. A evolução foi tendo lugar e também o Urbi foi acompanhando as mudanças. O jornal foi tendo diferentes layouts, com upgrades na área do conteúdo que acompanharam esta evolução estética. Se até 2006 os conteúdos se aproximavam da linguagem da imprensa tradicional – texto e fotografia -, a partir deste ano o Urbi começa a testar novas ferramentas de publicação. Em 2007 passa a incorporar vídeo e áudio nas notícias e é dada maior importância à fotografia, que se torna autónoma como Unidade Curricular. Em 2008 o jornal lança a sua versão mobile, e em 2009 é lançada a versão para iPhone (a primeira aplicação nativa portuguesa para leitura de jornais). Acreditando na importância da divulgação da informação através das redes sociais, em 2016 o Urbi criava as suas páginas no Facebook, LinkedIn e Instagram. No mesmo ano, foi criada a rubrica “Made in UBI”, dedicada a ex-alunos da instituição, que assim puderam dar a conhecer os seus casos de sucesso e incentivar os atuais e futuros alunos da Universidade. Tento começado também com uma versão impressa, a edição mil é lançada como suplemento do jornal Notícias da Covilhã. Nesta edição especial, recordamos alguns dos destaques que marcaram as mil edições do Urbi et Orbi, sem esquecer a atualidade, e reservamos também espaço àqueles que fizeram e continuam a fazer parte, direta ou indiretamente, deste projeto. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|