Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Jovens Covilhanenses Competem na Leitura
Rui Costa · quarta, 13 de mar?o de 2019 · Biblioteca da Covilhã acolheu fase municipal Concurso Nacional de Leitura. |
21968 visitas Dezenas de estudantes do primeiro ao 12º ano das escolas da Cidade Neve realizaram provas no âmbito da fase municipal do Concurso Nacional de Leitura. A competição, promovida pelo Plano Nacional de Leitura, decorreu entre as dez e as 16 horas do dia 27 de fevereiro, na Biblioteca Municipal da Covilhã. Os jovens foram divididos consoante o seu nível de escolaridade, (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário), e realizaram provas escritas, da parte da manhã, e orais da parte da tarde. A avaliar o desempenho dos participantes estava um juri composto por quatro docentes. Os três primeiros classificados de cada nível de ensino ficaram apurados para a fase seguinte da competição, além de terem sido premiados com bilhetes gratuitos para a entrada na Piscina-Praia da Covilhã, que reabre no início de junho.
No 1º Ciclo, os vencedores foram, pela seguinte ordem, Francisco Miguel da Cruz, Matilde Pacheco e Maria Seabra. No 2º Ciclo, Matilde Catalão recebeu o prémio principal, seguida de Leonor Veiga e Miguel Correia. João Rocha, Rui Fidalgo e Leonor Marques, ocuparam, por esta ordem, as primeiras posições. No Ensino Secundário, Bárbara Novado conquistou o primeiro lugar, Maria Goulão ocupou o segundo e Rodrigo Ferreira ficou no terceiro lugar. Entre as escolas mais premiadas destacaram-se a Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras, a Escola Secundária Frei Heitor Pinto e o Agrupamento de Escolas do Teixoso.
Pedro Rafael Gomes, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, referiu que esta iniciativa, que já de encontra na 13ª edição é "extremamente importante para estimular os alunos a ganharem gosto pela leitura desde novos" e para "mostrar aos estudantes que a leitura também pode e deve ser divertida e encarada de uma forma lúdica". Pedro Rafael Gomes sublinhou que a leitura "é essencial para formar cidadãos bons e ativos na defesa dos Direitos Humanos", além de manifestar confiança em que o Município da Covilhã será muito bem representado nas próximas etapas da competição.
A fase intermunicipal está marcada para dia 30 de abril, em Pinhel. Os estudantes que obtiverem as melhor classificação nessa prova, serão apurados para a fase nacional, que se irá realizar no final do ano letivo, na cidade de Braga.
|
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|