Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Marketing público não lucrativo explora case studies
Sofia Barata Pires · quarta, 19 de dezembro de 2018 · @@y8Xxv O “X International Congress on Teaching Cases related to Public and Nonprofit Marketing”, junta alunos e professores para debaterem estudos de caso de alunos tanto da Universidade da Beira Interior como de outras, relacionados com esta área. O trabalho da Delta Cafés e da Liga Portuguesa Contra o Cancro na área do marketing não lucrativo esteve em destaque. |
Ao fundo o orador Miguel Pina da Liga Portuguesa Contra o Cancro |
21993 visitas O evento decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI e foi organizado em parceria com o Departamento de Gestão e Economia da Faculdade e a Associação Internacional de Marketing Publico Não Lucrativo. Este congresso ocorre de 2 em 2 anos, com a primeira edição em 2001, e o evento realiza-se rotativamente em Portugal e Espanha. Arminda do Paço, Presidente do Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior e membro da organização explica que "a ideia principal do Congresso é que estejamos todos a falar e debater os mesmos temas". A primeira sessão da tarde foi iniciada por Miguel Pina, coordenador executivo da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela Liga e o impacto do cancro na sociedade. Para o conferencista "podemos não morrer de cancro, mas todos nós o desenvolvemos, todos nós vamos ter cancro". A sessão foi moderada por João Leitão, professor do Departamento de Gestão e Economia da UBI. Seguiram-se as apresentações dos estudos de caso dos alunos. "Voluntariado em Crescimento" foi apresentado por Ana Godinho e Carolina Galvão, alunas da Universidade da Beira Interior, que falaram sobre a Happy Wish, uma organização criada com o intuito de realizar sonhos de crianças e jovens da Covilhã. Ana Godinho, Diretora do Departamento Social da Happy Wish e estudante do Mestrado de Empreendedorismo e Inovação Social da UBI, acredita que "a partilha deste estudo de caso pode ajudar a organização a implementar novas estratégias depois de ser legalizada". "As redes sociais na política Norte-Americana" foi o projeto apresentado pelos alunos da UBI Vasco Agostinho, Inês Claudino e Mélanie Oliveira. Irene Jimenez, da Universitat Politècnica de València apresentou "Las SPIN-OFF universitárias como alternativa para la innovación estratrégica de las instituiciones universitárias públicas - el caso del DOI ELKARTEA". Os alunos da UBI, João Madeira, Joana Domingos e Carolina Gonçalves, falaram sobre "Influência do Marketing Social: Estudo de Caso de Campanhas realizadas pela APAV". O caso "Dove" foi abordado por Ângela Rita Teixeira e Isabel João Gomes, estudantes do ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto. Marisa Ferreira, professora do Instituto Politécnico do Porto que participa no evento desde 2000, declara que "é com muito gosto que trazemos os alunos para este ecossistema de partilhas dentro do Marketing Publico Não Lucrativo e é muito interessante o retorno que os alunos levam pelo contacto com estes casos estudados". |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|