Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Portugal legal
Ana Barbosa · quarta, 22 de agosto de 2018 · Continuado
|
21979 visitas Se você pretende morar em Portugal, seja para estudar ou trabalhar, deve dar entrada no pedido do visto junto à embaixada e consulados de Portugal ainda estando no Brasil. São diferentes tipos de visto, cada um com uma finalidade. Localize a sua e submeta o quanto antes, porque costuma demorar uma média de 90 dias para sair. As autoridades portuguesas não recomendam e nem asseguram a legalização de nenhum imigrante que vá para Portugal como turista e tente resolver as coisas lá. Quem tem a cidadania portuguesa ou qualquer outra da União Europeia, não precisa se preocupar. É possível morar em qualquer país da comunidade. Conheça abaixo um pouco mais sobre cada visto disponível para brasileiros em Portugal: (para maiores detalhes, documentação necessária e outras dúvidas, acesse o site www.sef.pt)
Turismo – Se você vai visitar Portugal a turismo, não precisa solicitar nenhum tipo de visto caso pretenda permanecer no país por até 90 dias. Se precisar prorrogar este prazo, pode solicitar mais tempo junto ao SEF (com a devida justificativa), não podendo ultrapassar outros 90 dias. Estudo – Existem dois tipos de visto para estudo: a Estada Temporária e o Visto de Residência. A Estada Temporária é válida para qualquer estudante que irá passar um ano ou menos em Portugal. Este visto tem duração de quatro meses e a renovação é feita em Portugal. Já para quem irá estudar por mais tempo, pode solicitar diretamente o Visto de Residência. Trabalho – Para cada tipo de trabalho ou atividade a ser realizada em solo português, as autoridades exigem diferentes tipos de documentos, contratos, declarações e comprovativos. Não existe uma regra geral, então, se este for o seu caso, fique atento a tudo o que for preciso apresentar para imigrar legalmente. Visto D7 – Se você tem rendimentos próprios ou é aposentado, uma excelente alternativa para imigrar legalmente para Portugal é através do Visto D7, que permite ao seu titular, e respectivo agregado familiar, a entrada em território português a fim de solicitar a Autorização de Residência - AR. Existem alguns pré-requisitos necessários para se conseguir o D7, como por exemplo a comprovação de que o requerente possui os rendimentos mínimos previstos em lei que possibilitam a sua residência em Portugal, garantidos por período não inferior a 12 meses, valor que varia de acordo com a quantidade de pessoas que compõem o agregado familiar. Golden Visa ou Visto D2 – Como já referido na reportagem, este é um tipo de visto de residência especial para investidores, criado para atrair capital estrangeiro para Portugal. Para conseguir a residência, é necessário comprar um ou mais imóveis no valor mínimo de 500.000 euros, transferir pelo menos 1 milhões de euros em investimentos no mercado financeiro ou abrir um negócio que gere ao menos 30 postos de trabalho no país. Reagrupamento familiar – Quem deseja pedir reagrupamento familiar deve tratar do processo junto ao SEF pela internet. PORTUGAL LEGAL Se você pretende morar em Portugal, seja para estudar ou trabalhar, deve dar entrada no pedido do visto junto à embaixada e consulados de Portugal ainda estando no Brasil. São diferentes tipos de visto, cada um com uma finalidade. Localize a sua e submeta o quanto antes, porque costuma demorar uma média de 90 dias para sair. As autoridades portuguesas não recomendam e nem asseguram a legalização de nenhum imigrante que vá para Portugal como turista e tente resolver as coisas lá. Quem tem a cidadania portuguesa ou qualquer outra da União Europeia, não precisa se preocupar. É possível morar em qualquer país da comunidade. Conheça abaixo um pouco mais sobre cada visto disponível para brasileiros em Portugal: (para maiores detalhes, documentação necessária e outras dúvidas, acesse aqui o site do SEF)
Turismo – Se você vai visitar Portugal a turismo, não precisa solicitar nenhum tipo de visto caso pretenda permanecer no país por até 90 dias. Se precisar prorrogar este prazo, pode solicitar mais tempo junto ao SEF (com a devida justificativa), não podendo ultrapassar outros 90 dias. Estudo – Existem dois tipos de visto para estudo: a Estada Temporária e o Visto de Residência. A Estada Temporária é válida para qualquer estudante que irá passar um ano ou menos em Portugal. Este visto tem duração de quatro meses e a renovação é feita em Portugal. Já para quem irá estudar por mais tempo, pode solicitar diretamente o Visto de Residência. Trabalho – Para cada tipo de trabalho ou atividade a ser realizada em solo português, as autoridades exigem diferentes tipos de documentos, contratos, declarações e comprovativos. Não existe uma regra geral, então, se este for o seu caso, fique atento a tudo o que for preciso apresentar para imigrar legalmente. Visto D7 – Se você tem rendimentos próprios ou é aposentado, uma excelente alternativa para imigrar legalmente para Portugal é através do Visto D7, que permite ao seu titular, e respectivo agregado familiar, a entrada em território português a fim de solicitar a Autorização de Residência - AR. Existem alguns pré-requisitos necessários para se conseguir o D7, como por exemplo a comprovação de que o requerente possui os rendimentos mínimos previstos em lei que possibilitam a sua residência em Portugal, garantidos por período não inferior a 12 meses, valor que varia de acordo com a quantidade de pessoas que compõem o agregado familiar. Golden Visa ou Visto D2 – Como já referido na reportagem, este é um tipo de visto de residência especial para investidores, Reagrupamento familiar – Quem deseja pedir reagrupamento familiar deve tratar do processo junto ao SEF pela internet. |
Palavras-chave/Tags:
GeoURBI:
|